Processo de inclusão de estudantes autistas no ensino regular

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Francília S. Meneses

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) se caracteriza por comprometer a comunicação e a interação social dos indivíduos. Tema bastante discutido no processo de inclusão educacional, no que diz respeito ao acesso e permanência dos discentes. Esse artigo de revisão objetivou compreender e discutir como funciona o processo de inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas de ensino regular, tendo em vista a necessidade de inclusão desse público com vistas ao desenvolvimento integral do aluno autista inserido nas salas de aula regulares. Desse modo, buscou-se apresentar uma visão ampla sobre a concepção do autismo e compreender como o docente que atua no ensino regular desenvolve práticas pedagógicas no trabalho de inclusão desses alunos. O percurso metodológico da pesquisa foi realizado tendo em vista uma abordagem qualitativa, mediante pesquisas bibliográficas acerca da referida temática e como instrumento de coleta de dados utilizou-se a observação não participante de salas de aula regulares que possuem alunos autistas. Em geral, alguns professores apresentam uma prática pedagógica com vistas à inclusão, promovendo estratégias metodológicas que contribuem para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças autistas. Entretanto, outros docentes se sentem despreparados para lidar com seus alunos autistas.

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Como Citar
MENESES, F. S. Processo de inclusão de estudantes autistas no ensino regular. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 7, p. 1–13, 2022. DOI: 10.51361/somma.v7i1.51. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/10. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Revisões temáticas

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