Lima Barreto e a crise republicana

Conteúdo do artigo principal

Valdemar Valente Junior

Resumo

Este texto objetiva a abordagem de aspectos da obra de Lima Barreto tendo como escopo sua relação com o clima de instabilidade política e social da Primeira República. A condição do atraso brasileiro e a necessidade de inserção do país no âmbito das transformações do capitalismo mundial marcam o lugar e a condição social de que Lima Barreto é porta-voz. Desse modo, os fragmentos coletados a sua escrita se fazem oportunos como elementos destoantes com relação ao que representa a literatura e seu espaço de afirmação hegemônica do poder. Ao inserir-se na contramão dos fatos, negando por completo a ideologia dominante, sua obra situa-se como ferramenta de combate aos aspectos meramente decorativos da literatura que predomina no ambiente cultural e político de seu tempo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
VALENTE JUNIOR, V. Lima Barreto e a crise republicana. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 3, n. 2, p. 54–63, 2017. DOI: 10.51361/somma.v3i2.104. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/104. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ARAÚJO, Rosa Maria Barboza de. A vocação do prazer: a cidade e a família no Rio de Janeiro republicano. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

BARRETO, Lima. Numa e a ninfa. Rio de Janeiro: Garnier, 1989.

BARRETO, Lima. Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá. Rio de Janeiro: Garnier, 1990.

BARRETO, Lima. Vida urbana. São Paulo: Brasiliense, 1956.

BENCHIMOL, Jaime Larry. Pereira Passos: um Haussmann tropical: a renovação urbana da cidade do Rio de Janeiro no início do século XX. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, 1992.

BROCA, Brito. A vida literária no Brasil: 1900. Rio de Janeiro: José Olympio, Departamento de Cultura da Guanabara, 1975.

CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

FIGUEIREDO, Carmem Lúcia Negreiros de. Lima Barreto e o fim do sonho republicano. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1995.

FIGUEIREDO, Carmem Lúcia Negreiros de. Trincheiras de sonho: ficção e cultura em Lima Barreto. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1998.

SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Brasiliense, 1995.