A influência das concepções de linguagem e da mediação pedagógica no ensino de Língua Portuguesa

Conteúdo do artigo principal

Kaélio Francisco Luz

Resumo

O presente artigo aborda a importância da compreensão das concepções de linguagem no trabalho docente nas aulas de Língua Portuguesa, a fim de estudar e valorizar as contribuições que cada uma tem no âmbito da mediação pedagógica que vise minimizar as dificuldades dos estudantes em relação aos processos de produção textual. A metodologia de pesquisa é baseada em estudos de teóricos como: Geraldi (2006), Travaglia (2002), Antunes (2009), Koch (2005), Bakhtin (1981). O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica. Os resultados deste trabalho objetivam que os professores adotem em suas práticas pedagógicas a linguagem como interação, pois esta concebe os alunos como sujeitos ativos na produção do conhecimento e, assim, a adoção da mediação pedagógica numa relação de professor, aluno e texto.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
LUZ, K. F. A influência das concepções de linguagem e da mediação pedagógica no ensino de Língua Portuguesa. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 3, n. 2, p. 64–74, 2017. DOI: 10.51361/somma.v3i2.105. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/105. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2009.

ALMEIDA, L. R. de/PLACCO; SOUSA, V. M. N. de. As relações interpessoais na formação dos professores. Edições Loyola. 2. ed. São Paulo, 2002.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 2. ed. São Paulo: HUCIT,1981.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 2. ed. Tradução de Maria Emsantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Manual do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE- 2004. Brasília: INEP, 2004.

BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental – língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997.

FRADE, Isabel Cristina Alves a Silva. Formas de organização do trabalho de alfabetização e letramento. In: CARVALHO, Maria Angélica Freire; MENDONÇA, Rosa Helena (orgs). Práticas de Leitura e Escrita. Brasilia/DF: Ministério da Educação, 2006, p. 37-43.

GERALDI, J. W. Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. São Paulo: Ática, 2006.

KAUFMAN, Ana Maria; RODRIGUEZ, Maria Elena. Escola, leitura e produção de textos. Trad. Inajara Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. p.3.

KOCH, I. G. V. As tramas do texto. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 15.

KOCH, I. G. V. A inter-ação pela linguagem. 5.ed. São Paulo: Contexto, 2000.

KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. ed. 2.reimp. São Paulo: Contexto, 2008.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Compreensão de textos: algumas considerações. In: DIONISIO, Ângela e BEZERRA, Auxiliadora. O Livro Didático de Língua Portuguesa: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2008. p.46-59.

MANDRYK, David; FARACO, Carlos Alberto. Língua Portuguesa: prática de redação para estudantes universitários. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

OLIVEIRA, T. A.; BERTOLIN, R.; SILVA, A. S. Tecendo textos. 2.ed. São Paulo: IBEP, 2002.

PIRES, V. L. A interação pela linguagem: prática social mediadora das relações socioculturais. Nonada Letras em Revista, Porto Alegre, ano 14, n. 17, p. 87-100, 2011.

ROCHA, L. C. de A. Gramática: nunca mais - o ensino da língua padrão sem o estudo da gramática. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

SMOLKA, A. L. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. Campinas: Cortez/Unicamp, 1988.

TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1o e 2o graus. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.