Percepção do enfermeiro sobre biossegurança na Unidade de Terapia Intensiva - UTI em Parnaíba-PI

Conteúdo do artigo principal

Larissa de Alencar Brandão

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar a percepção dos enfermeiros sobre biossegurança na Unidade de Terapia Intensiva-UTI. O trabalho enquadra-se como uma pesquisa de cunho descritivo e de campo com abordagem quantitativa. Foi realizado no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde-HEDA no Município de Parnaíba-PI e constituída por cinco enfermeiros que trabalham na unidade do mesmo. Foi utilizado como instrumento de coleta o questionário com perguntas abertas e fechadas. A análise e interpretação dos dados foram trabalhadas para estabelecer relação entre o referencial teórico e a realidade. Os resultados apresentam o perfil do enfermeiro, os conhecimentos de biossegurança. Contudo, pode-se dizer que na prática, nem todos os profissionais de enfermagem que atuam na UTI adotam as medidas de biosseguranças necessárias a sua proteção durante a assistência que realizam. Essa situação pode comprometer a saúde do profissional, bem como a do cliente sob seus cuidados.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
BRANDÃO, L. de A. Percepção do enfermeiro sobre biossegurança na Unidade de Terapia Intensiva - UTI em Parnaíba-PI. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 3, n. 2, p. 75–84, 2017. DOI: 10.51361/somma.v3i2.106. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/106. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos

Referências

BRASIL. Ministério do Trabalho. Norma Regulamentadora NR 32: segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde. Brasília, 1978.

BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 94.406 de 1987: regulamenta a lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da enfermagem, e dá outras. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1980-1989/D94406.htm>. Acesso em: 03 maio 2017.

FERNANDES, A. M. de O.; DAHER, M. C.; HANGUI, W. Y. Manual de Normas e Rotinas hospitalares. 1. ed. Goiânia: AB Editora, 2006.

GOLDIM, J. R. Conferência de Asilomar, 1997. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/bioetica/asilomar.htm>. Acesso em: 03 jun. 2017.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petropólis, RJ: Vozes, 2009.

OPPERMANN, Carla Maria. Manual de biossegurança para serviços de saúde. Porto Alegre: PMPA/SMS/CGVS, 2003.

RIBEIRO, Maria Celeste Soares. Enfermagem do trabalho: fundamentos para a atenção a saúde dos trabalhadores. 2. ed. São Paulo: Martinari, 2012.

TEIXEIRA, P., VALLE, S. Biossegurança: uma abordagem Multidisciplinar. Ed. Fiocruz, Rio de Janeiro, 1996.

VOLPATO, Andréa Cristine Bressane; ABELHA, Cristiane Souza Vitor; SANTOS, Maria Aparecida Modesto dos Santos. Enfermagem em Emergência. São Paulo: Martinari, 2010.