Percepção dos acadêmicos de Física acerca do ensino remoto na pandemia da Covid-19

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Raylan César P. Gois
Antonio F. Ramos

Resumo

O artigo objetiva compreender, com base na percepção dos acadêmicos, os obstáculos, dificuldades e desafios para o ensino remoto no curso de Física, no Instituto Federal de Educação do Piauí, Campus de Angical. Para tanto, o ponto de partida consistiu em saber: Qual a percepção dos acadêmicos de licenciatura em Física acerca dos desafios no ensino remoto no contexto da COVID-19? Na busca de respostas delineou-se um estudo de caso com 38 acadêmicos, com aplicação de questionário com questões abertas e fechadas, que possibilitaram a produção de dados quantitativos e qualitativos analisados com base no referencial teórico que fundamenta este estudo. Concluímos que os principais desafios para ensino remoto se relacionam às dificuldades dos acadêmicos em conciliar estudos e atividades domésticas; impactos do distanciamento social sobre o emocional, com destaque às situações como ansiedade, irritação e tristeza; falta de acesso à equipamentos (computadores, smartphone, tablet, etc.) e internet; conciliar trabalho e estudo; uso das tecnologias e aplicações relacionadas ao ensino remoto, dentre outras. Ademais, o estudo demonstrou o apoio dos familiares a política de auxílio conectividade como fatores importantes na superação das dificuldades enfrentadas pelos acadêmicos.

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Como Citar
GOIS, R. C. P.; RAMOS, A. F. Percepção dos acadêmicos de Física acerca do ensino remoto na pandemia da Covid-19 . Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 7, p. 1–16, 2022. DOI: 10.51361/somma.v7i1.44. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/11. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos

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