Educação Ambiental Um olhar sobre as práticas abordadas pelo IFPI – Campus Piripiri, PI

Conteúdo do artigo principal

Lorivane da Silva Ferreira
Jeferson de Arcanjo Costa
Jéssica Magalhães Silva
Jhemerson de Oliveira Gomes
Cristiano de Sousa Moura
Daiana Raquel Alves de Sousa Oliveira
Glicéria Furtado da Silva
Marcos Antonio Cavalcante de Oliveira Júnior

Resumo

Gestão Ambiental é um dos campos de estudo da administração que tem se destacado na atualidade, tendo em vista a crescente preocupação das empresas e sociedade com o uso dos recursos ambientais nas atividades econômicas. Portanto, considerando a relevância do tema, a proposta é discutir teoricamente sobre de que forma a educação ambiental e os aspectos da gestão de pessoas no que se refere a treinamento e desenvolvimento são aplicados, assim entender de que forma a comunidade acadêmica percebe a aplicação da política ambiental voltada para a educação ambiental tendo como campo de estudo o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI – Campus Piripiri). Por isso, o presente trabalho justificou-se pela busca de evidenciar as ações e a política ambiental desenvolvida e aplicada pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI – Campus Piripiri) no que se refere a educação ambiental. Nessa direção, este trabalho foi realizado através de uma coleta de dados de forma qualitativa por meio de entrevistas e questionários direcionados a comunidade acadêmica do Instituto Federal do Piauí (IFPI – Campus Piripiri), assim como direcionado a Reitoria da Instituição.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
FERREIRA, L. da S.; COSTA, J. de A.; SILVA, J. M.; GOMES, J. de O.; MOURA, C. de S.; OLIVEIRA, D. R. A. de S.; SILVA, G. F. da; OLIVEIRA JÚNIOR, M. A. C. de. Educação Ambiental: Um olhar sobre as práticas abordadas pelo IFPI – Campus Piripiri, PI. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 4, n. 2, p. 13–25, 2018. DOI: 10.51361/somma.v4i2.118. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/118. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos

Referências

BARBIERI, J. C. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 2 ed. atual e ampliada. São Paulo: Saraiva, 2007.

BRASIL. Presidência da República. Lei n° 3833/06: política de educação ambiental do Distrito Federal. 1999.

DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.

DIAS, R. Gestão Ambiental: reponsabilidade social e sustentabilidade. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2011.

DUTRA, J. S. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. 1 ed. 10. Reimpor. São Paulo: Atlas, 2012.

INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ. Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2015-2019. Disponível em: <https://www.ifpi.edu.br/acesso-a-informacao/institucional/ifpiPDI_20152019.pdf>. Acesso em: 2 set. 2018.

MARRAS, P. J. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 14 ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

MONTARDO, Dóris K. Recuperação do Meio Físico – Políticas de Gestão Ambiental. Santa Rosa: UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Curso de Pós-Graduação em Gestão Ambiental, Transparências apresentadas em aula, 2002.

NBR ISSO 14001 – Sistema de gestão ambiental: requisitos com orientações para uso. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)