A Química Geral em livros didáticos na educação superior uma análise acerca da contextualização e interdisciplinaridade

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Raiany F. Rodrigues
Elis Lorena A. de Sá
Ézio Raul A. de Sá

Resumo

No ensino de Química é notório que a presença de cálculos matemáticos, memorização de fórmulas e símbolos, dificultam a aprendizagem dos estudantes. Diante disso, a pesquisa busca analisar a abordagem interdisciplinar e contextualizada dos conteúdos de Química Geral, em livros didáticos da Educação Superior, com base nas orientações dos PCN´s. A pesquisa é de caráter descritivo, do tipo estudo de caso, com a participação voluntária de 29 estudantes do IFPI. Nesta, aplica-se uma avaliação diagnóstica com os participantes, em seguida realiza-se uma análise qualitativa dos conteúdos com base em duas bibliografias presentes no plano da disciplina de Química Geral. O referencial teórico traz uma abordagem argumentativa sobre a aplicação do livro didático, o ensino contextualizado e interdisciplinar, proporcionando um embasamento teórico para o desenvolvimento do trabalho. Observa-se que a maioria dos alunos sentem dificuldades nos conteúdos de Cinética Química e Eletroquímica, apesar da sua contextualização, este último aborda poucas aplicações. Além disso, nota-se a importância destas abordagens para um aprendizado mais significativo, concreto e um melhor ensino e aprendizagem dos estudantes, tornando-os cada vez mais ativos e responsáveis pela sua própria formação.

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Como Citar
RODRIGUES, R. F.; DE SÁ, E. L. A.; DE SÁ, Ézio R. A. A Química Geral em livros didáticos na educação superior: uma análise acerca da contextualização e interdisciplinaridade. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 7, p. 1–17, 2022. DOI: 10.51361/somma.v7i1.168. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/12. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos

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