ICMS ecológico Potencialidades e formas de alcance e manutenção dos padrões de superioridade ecológica no município de Piripiri- PI

Conteúdo do artigo principal

Ana Lina Araújo Silva
Cecilia Silva Caetano
Cleuton Gomes Carvalho
Francisco Evandro Nascimento Silva
João Canuto de Oliveira Silva
Luana Maria Silva do Nascimento
Thomson Esmeraldo Beserra Albuquerque

Resumo

O ICMS Ecológico é uma ferramenta de redistribuição do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para os municípios mediante o cumprimento de requisitos que visem preservar e conservar o meio ambiente, sendo dividido em categorias A, B, e C, o que de acordo com essa ferramenta possibilita aumento nos repasses aos estados cadastrados. Dada a relevância da intermediação no crescimento econômico bem como nas práticas ambientais adotadas pelo município de Piripiri. O estudo buscou explicitar as ações que levaram o município de PIRIPIRI-PI ao alcance do selo "C", e suas práticas e perspectivas futuras em relação aos demais padrões ecológicos, de forma que a pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevista semiestruturadas com os gestores municipais representantes dos Poderes Legislativo e Executivo. Os resultados da pesquisa mostraram notória realização de práticas ambientais, e o incentivo ao alcance de selos superiores de gestão ecológica (A e B), baseado em propostas de valor ambiental em tramitação para o município. Processos esses dados por meio da mobilização da sociedade para as práticas ambientais, e do ICMS Ecológico ao elevar os padrões ecológicos, representando ganhos não só na esfera econômica, mas também na esfera ambiental.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, A. L. A.; CAETANO, C. S.; CARVALHO , C. G.; SILVA, F. E. N.; SILVA, J. C. de O.; NASCIMENTO, L. M. S. do; ALBUQUERQUE, T. E. B. ICMS ecológico: Potencialidades e formas de alcance e manutenção dos padrões de superioridade ecológica no município de Piripiri- PI. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 4, n. 2, p. 48–55, 2018. DOI: 10.51361/somma.v4i2.121. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/121. Acesso em: 23 abr. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ARAÚJO, C. C. FERREIRA, M. I. R., RODRIGUES, P. C. e SANTOS, S. M. dos. Meio Ambiente e Sistema Tributário. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003. 173 p.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 5 de outubro de 1988: atualizada até a Emenda Constitucional nº 31, de 14 de dezembro de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 jun. 2018.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica: para uso dos estudantes universitários. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983;

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 21 maio 2018.

LOUREIRO, W. Contribuição do ICMS ecológico à conservação da biodiversidade no estado do Paraná. Tese (Doutorado) – Curso de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, Universidade Federal do Paraná. Curitiba. 2002. 53 p.

PIAUÍ. Lei nº 5.813, de 03 de dezembro de 2008. Diário Oficial do Estado do Piauí nº 232, Poder Legislativo, Teresina, PI, 03-12-2008.

SCAFF, F. F.; TUPIASSU, L. V. da C. Direito tributário ambiental- Tributação e políticas públicas: O ICMS Ecológico. São Paulo: Malheiros Editores Ltda, 2005.

SIRVINSKAS, L. P. Manual de direito ambiental, São Paulo: Saraiva, 2012. Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 7 maio 2018.

TRIVIÑOS, A. N. S. Três enfoques na pesquisa em ciências sociais: o positivismo, a fenomenologia e o marxismo. In: TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987. p. 31-79.