Eficiência energética uma análise da linha de crédito BNDES Finem na redução do consumo de energia elétrica de duas microempresas na cidade de Piripiri - PI

Conteúdo do artigo principal

Deusiane do Rego Neres
Fábio Junio de Freitas Pereira
Matheus Pereira da Silva
Rutiellen dos Santos Viana
Wiliams Teixeira Cavalcante
Ivan da Silva Sousa

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo fazer um comparativo do consumo de energia elétrica entre duas microempresas distintas no mercado local. Foram  realizados levantamentos sobre o quanto o processo para produzir e manter seus produtos armazenados consomem energia elétrica e como os equipamentos mais antigos existentes nas microempresas elevam os gastos com eletricidade. Diante disso, foi feito um comparativo do consumo em Kwh das empresas estudadas. Em sua segunda e terceira etapas a pesquisa buscou saber qual o efeito na aquisição de equipamentos mais econômicos, aderindo aos serviços de financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social- BNDES, através da linha de financiamento BNDES Finem. Tendo como comparativo o consumo de energia elétrica entre as mesmas. De acordo com os dados adquiridos na visita de campo, foi elaborado um gráfico que apresenta as informações sobre o consumo de energia das duas empresas estudadas, através cálculos da média de consumos em kiloWatt-hora (kwh).

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
NERES , D. do R.; PEREIRA, F. J. de F.; SILVA, M. P. da; VIANA , R. dos S.; CAVALCANTE , W. T.; SOUSA, I. da S. Eficiência energética: uma análise da linha de crédito BNDES Finem na redução do consumo de energia elétrica de duas microempresas na cidade de Piripiri - PI. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 4, n. 2, p. 56–66, 2018. DOI: 10.51361/somma.v4i2.122. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/122. Acesso em: 24 abr. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ALMEIDA, Fernando. O Bom Negócio da Sustentabilidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. p. 101.

ASSAF NETO, ALEXANDRE. Matemática Financeira e suas Aplicações. 13. ed. São Paulo: Atlas, 2016. p 82.

BANCO CENTRAL DO BRASIL. FAQ- Custo Efetivo Total (CET): o que é custo efetivo total (CET) de uma operação?. Última atualização: abril de 2018. Disponível em:

BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (BNDES). Disponível em:

DIAS, Reinaldo. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011. p. 67-72.

NILSSON, W. R. Services instead of products: experiences from energy markets - examples from Sweden. 1998 p.134.

WBCSD (2000). Eco-efficiency: creating more value with less Impact. WBCSD, Oct, 2000. Disponível em: www.wbcsd.org. Acesso em: 10 jul. 2018.