A história dos maniçobeiros e o jogo a onça e os cachorros

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Ananda Café Ribeiro Santos
Walber Rodrigues de Assis
Carlos Alberto da Silva
Sergiane Neves Monteiro

Resumo

Este trabalho teve como objetivo principal, utilizar o jogo a onça e os cachorros, praticado pelos Maniçobeiros, como forma de contribuir para melhorar as habilidades de raciocínio lógico-dedutivo de alunos do 3° ano do Ensino Médio Integrado em Informática, bem como despertar o interesse dos mesmos em conhecer a história regional da cidade de São Raimundo Nonato. A metodologia empregada embasou-se no conceito de interdisciplinaridade e dividiu-se emrês etapas: primeiramente, houve a aplicação de um questionário destinado aos discentes; em seguida, promoveu-se uma oficina, no qual, abordou-se o jogo em questão; na última etapa, realizou-se uma palestra aberta à comunidade ocorrida no auditório do Campus do Instituto Federal do Piauí, que possuiu como tema: A HISTÓRIA DOS MANIÇOBEIROS E O JOGO A ONÇA E OS CACHORROS. Os resultados foram frutos da análise de um questionário aplicado previamente e da apreciação dos discursos informais dos alunos após o término da experiência, pela qual ficou perceptível que o jogo incentiva o uso incessante do pensamento e contribuiu para despertar a curiosidade dos discentes para uma parte da história de São Raimundo Nonato.

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Como Citar
SANTOS, A. C. R.; DE ASSIS , W. R.; SILVA, C. A. da; MONTEIRO, S. N. A história dos maniçobeiros e o jogo a onça e os cachorros . Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 4, n. 2, p. 78–86, 2018. DOI: 10.51361/somma.v4i2.124. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/124. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Artigos

Referências

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