Magnestismo planetário uma nova abordagem didática para o ensino de Física no Ensino Médio
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Resumo
Os conteúdos de Física, geralmente, são pouco explorados e apresentados através de conceitos dogmatizados e equações matemáticas que tornam o processo de ensino-aprendizagem dessa Ciência desinteressante. Nesse sentido, o presente trabalho busca justificar a inserção de tópicos de magnetismo planetário nos conteúdos de Física do Ensino Médio, ao ser tópico didático significativo, exploratório, aperfeiçoador, importante e motivador dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental e início do Ensino Médio. Para tanto, utilizou-se como enfoque metodológico uma pesquisa-ação com o intuito de investigar e intervir no processo da pesquisa, por meio da apresentação de uma proposta didática, aplicada com 20 alunos do 1º ano do Ensino Técnico Integrado em Administração e Informática de Nível Médio do IFPI/Campus Angical, sugestiva aos professores de Física no que concerne a aplicação do conteúdo no espaço educativo, cuja natureza da pesquisa é do tipo qualitativa. A análise e interpretação dos dados obtidos após a sequência salientam uma boa recepção quanto ao objeto de conhecimento indicado para inserção no ensino médio, já que os alunos participaram ativamente das aulas argumentando e respondendo corretamente ao questionário indicado, onde os alunos consolidaram e ampliaram suas concepções sobre o campo magnético dos planetas evidenciando-se, portanto, uma aprendizagem significativa. Além dos documentos curriculares nacionais, deram sustentação ao trabalho os marcos teóricos de Ausubel (1973, 2001), Moreira (2017), Correia (2007), Moreira e Masini (2006), dentre outros.
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