Educação e percepção ambiental sobre expansão urbana e desmatamento, no bairro Baixa da Ema no município de Piracuruca (PI)

Conteúdo do artigo principal

Simara Maria da Silva
Mayara Jordana de Castro Sousa
Francílio Amorim dos Santos

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar o perfil social e a percepção dos moradores do bairro Baixa da Ema com relação à expansão urbana e o desmatamento ocorrido no bairro. Essa pesquisa caracterizou-se como descritiva já que teve como objetivo a descrição das características de certa população, mais especificamente o perfil e a percepção dos moradores do bairro Baixa da Ema sobre o processo de expansão urbana e desmatamento no barro Baixa da Ema. Onde foi realizada uma pesquisa de campo buscando o aprofundamento das questões propostas e estudo de um único grupo, no que concerne a sua estrutura social. Para a realização da pesquisa de campo delimitou-se como área de estudo o bairro baixa da ema, que é um dos bairros da cidade de Piracuruca que apresenta um mudanças com relação a expansão urbana e o desmatamento. E para chegar ao objetivo desse trabalho foi elaborado um questionário, que foi aplicado nas principais áreas afetadas pela expansão urbana e pelo desmatamento. Através desse questionário foi possível mostrar como os moradores do bairro veem as questões ambientais, e também serviu para medir o nível de percepção de cada morador, com relação ao crescimento urbano do bairro e os problemas ambientais que poderão surgir se não houver algum tipo de intervenção, para conscientizar os moradores do bairro sobre a importância de ter um desenvolvimento sustentável.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, S. M. da; SOUSA, M. J. de C.; SANTOS, F. A. dos. Educação e percepção ambiental sobre expansão urbana e desmatamento, no bairro Baixa da Ema no município de Piracuruca (PI). Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 5, n. 1, p. 5–16, 2019. DOI: 10.51361/somma.v5i1.136. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/136. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos

Referências

CHAVES, S.V.V. Vulnerabilidade às inundações em Teresina, Piauí. Tese (Doutorado), Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas. – Rio Claro, 2015.

CEPRO - Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí. Diagnóstico Socioeconômico: município de Piracuruca. Disponível em: <http://www.cepro.pi.gov.br/download/201309/CEPRO27_287c79b6c7.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2017.

FERNANDES, R.; SOUSA, V. J; PELISSARI, V. B.; FERNANDES, S. Uso da percepção ambiental como instrumento de gestão em aplicações ligadas às áreas educacional, social e ambiental, 2009. Disponível em: <http://www.redeceas.esalq.usp.br/noticias/Percepcao_Ambiental.pdf>. Acesso em: 28 out. 2015.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GRÜN, M. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. São Paulo: Papirus. 1996.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (S/D). Malha municipal digital do Brasil: situação em 2015. Rio de Janeiro: IBGE. Disponível em: <ftp://geoftp.ibge.gov.br/malhas_digitais/>. Acesso em: 10 abr. 2017.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (S/D). População. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/sociais/populacao.html>. Acesso em: 20 abr. 2017.

LEFF, E. Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 5ª ed. Petrópolis: RJ, Vozes, 2001.

MARIN, A.A.; OLIVEIRA, H.T.; COMAR, V. Environmental education in a context of the complexity of theoretical perception. Interciencia, v.28, n.10, p.616-619, 2003.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

PANQUESTOR, E.K. Percepção Ambiental, Descaso e Conservação: uso da geoinformação no estudo de áreas verdes em Carangola - MG. Projeto de Pesquisa. Carangola: FAVALE/UEMG.

PIRACURUCA. Prefeitura Municipal de Piracuruca. Plano Diretor. Lei Complementar n. 001/2006. Institui o Plano Diretor de Piracuruca, estabelece diretrizes para o desenvolvimento da Cidade e das vilas sedes dos Distritos e dá outras providências relativas ao planejamento e à gestão do território do Município, nos termos da Lei Federal 10.257/2001 - Estatuto da Cidade. 2006.

SIENA, O. Metodologia da pesquisa científica: elementos para elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos. – Porto Velho: [s.n.], 2007.

ZAMPIERON, S.L.M.; FAGIONATO, S.; RUFFINO, P.H.P. Ambiente, Representação Social e Percepção. In: SCHIEL, D.; MASCARENHAS, S.; VALEIRAS, N.; SANTOS, S.A.M. O estudo de bacias hidrográficas: uma estratégia para educação ambiental. 2. ed. São Carlos: Ed. Rima, 2003.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)