Uma reflexão sobre a sustentabilidade e uso consciente da água na escola Maria de Jesus Carvalho Rocha em Cabeceiras do Piauí

Conteúdo do artigo principal

Leandro dos Santos Oliveira
Maria Aline de Sousa Silva
Rosa Maria da Conceição dos Santos

Resumo

Esta pesquisa observa uma reflexão sobre sustentabilidade e o uso consciente da água dentro das escolas. A necessidade da discussão sobre a temática nos espaços educativos baseia-se no caráter emergencial de adotar práticas preventivas no consumo de água. Portanto, este trabalho é fruto das discussões geradas pela Conferência Nacional Infanto Juvenil do Meio Ambiente sobre o subtema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”, e teve por objetivo analisar a problemática do uso irresponsável da água nos bebedouros, torneiras e condicionadores de ar. A pesquisa foi realizada na escola Maria de Jesus Carvalho Rocha, situada na Localidade Pedras, zona rural da cidade de Cabeceiras do Piauí devido a sua importância para a comunidade. A pesquisa estrutura-se nas seguintes etapas: levantamento bibliográfico, uma pesquisa de campo interventiva, registro fotográfico e organização das informações. Pode-se concluir que as escolas devem desenvolver estratégias, utilizar-se de instrumentos e adotar práticas que disseminem ideias sustentáveis e que combatam o desperdício de água, principalmente dentro das escolas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA, L. dos S.; SILVA, M. A. de S.; SANTOS, R. M. da C. dos. Uma reflexão sobre a sustentabilidade e uso consciente da água na escola Maria de Jesus Carvalho Rocha em Cabeceiras do Piauí. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 5, n. 1, p. 28–38, 2019. DOI: 10.51361/somma.v5i1.138. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/138. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos

Referências

A CARTA DA TERRA: a iniciativa da Carta da Terra, Brasil, 2000. Disponível em: < http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.html>. Acesso em: 25 out. 2018.

BOFF, Leonardo. Sustentabilidade – o que é – o que não é. 2 ed. Petrópolis: Vozes. 2013. 200 p.

COSTA, R. C. Qualidade da água. In: Telles, D. D.; Costa, R.C. (Coords.) Reúso da água: conceitos, teorias e práticas. São Paulo: BLUCHER, 2010. p. 31.

CHRISTOFIDIS, Demetrios. Um olhar sustentável sobre a água. In: CATALÃO, V.L e RORIGUES, M.S. Água como matriz eco pedagógica. Brasília: Edição do autor, 2006. P. 95

DIAS, Genebaldo Freire. Pegada ecológica e sustentabilidade humana. São Paulo: Gaia, 2002. P. 208.

FERREIRA, Andréia Cristina et al. Desenvolvimento sustentável, In: TORRES, Patrícia Lupion [org]. Alguns fios para entretecer o pensar e o agir. Curitiba: SENAR – PR, 2007. p. 651 – 679.

FREINET, Célestin. A pedagogia do bom senso. São Paulo: Martins Fontes, 1985.

FREITAS, Juarez. Sustentabilidade: direito ao futuro. 2 ed. Belo Horizonte: Fórum, 2012. P. 347

LOBO, R.; CARTOCCI, C. O estudo de Comitês de Bacias Hidrográficas em escolas como proposta para a Educação. In: CATALÃO, V. L; RORIGUES, M.S. Água como matriz eco pedagógica. Brasília: Edição do autor, p 135, 2006.

TOMAZ, P. Economia de água: Para empresas e residências. São Paulo: Navegar, 2001. 112p.

TRISTÃO, Marta, Org.; JACOBI, Pedro R. Org. Educação ambiental e os movimentos de um campo de pesquisa. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2010.

ZAKRZEVSKI, Sônia Balvedi (org.). A educação ambiental na escola: abordagens conceituais. Erechim/RS: Edifapes, 2003. p.21