Uso de modelos didáticos no ensino de ciências no ensino fundamental sob a perspectiva dos professores

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Antônio A. Silva
Tatiane R. M. Mauriz
Mariane C. C. Ayres
Jessyca Christina F. Ramos
Clautina R. M. Costa
Raimunda C. Santos

Resumo

O ensino de Ciências sem experiências práticas pode dificultar que os educandos compreendam os fenômenos científicos estudados. Neste sentido, a escolha de recursos didáticos é uma tarefa importante no ensino de Ciências. O objetivo desta pesquisa foi analisar a aplicação de modelos didáticos em aulas de Ciências do ensino fundamental II sob a perspectiva dos professores. Para isso, optou-se por identificar as principais dificuldades dos alunos e as práticas pedagógicas mais utilizadas para contorná-las, bem como investigar os obstáculos enfrentados pelos professores ao desenvolver e aplicar modelos didáticos e, por fim, avaliar sua concepção acerca dos resultados alcançados com estes recursos. A abordagem metodológica desta pesquisa é qualiquantitativa, com objetivos exploratórios e seus procedimentos técnicos caracterizam uma pesquisa de campo. Os dados foram produzidos a partir da aplicação de um questionário on-line respondidos pelos professores de Ciências da escola de ensino fundamental Carmelita Veras de Paula no município de Barroquinha-CE. Esta pesquisa revelou importantes informações sobre a aplicação de modelos didáticos e práticas pedagógicas similares na escola participante. Os professores apontaram que a diversidade de práticas pedagógicas estimula a participação e a busca por conhecimento, bem como, reconheceram que os modelos didáticos aumentam a atenção e o interesse dos alunos, promovem a participação e facilitam compreensão dos conteúdos.

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Como Citar
SILVA, A. A.; MAURIZ, T. R. M.; AYRES, M. C. C.; RAMOS, J. C. F.; COSTA, C. R. M.; SANTOS, R. C. Uso de modelos didáticos no ensino de ciências no ensino fundamental sob a perspectiva dos professores. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 7, p. 1–20, 2022. DOI: 10.51361/somma.v7i1.113. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/16. Acesso em: 28 mar. 2024.
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Artigos

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