A Olimpíada Brasileira de Matemática sob a ótica dos docentes das escolas públicas de Água Branca-PI
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Resumo
O presente artigo tem como objetivo geral analisar as implicações da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) no processo de ensino de matemática-aprendizagem de matemática em Água Branca-PI, entre 2005 e 2014. Nessa perspectiva, realizamos uma pesquisa de campo com enfoque qualitativo com 10 (dez) profissionais de 05 (cinco) escolas participantes da OBMEP aos quais foram submetidos a uma entrevista, gravada, respondendo a um questionário semiestruturado. Os resultados apontam que a OBMEP influencia positivamente o ensino e aprendizagem da matemática, no sentido de despertar no aluno o interesse pela disciplina. No entanto, é evidente a preocupação dos educadores quanto às dificuldades na execução de projetos que visam à preparação dos alunos para melhores resultados na OBMEP. A pesquisa nos possibilitou refletir sobre os desafios enfrentados pelos professores, as dificuldades dos alunos frente aos conteúdos de matemática sob o olhar docente e as possíveis contribuições da utilização de problemas a partir da olimpíada como metodologia de ensino e aprendizagem dessa ciência.
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