A Olimpíada Brasileira de Matemática sob a ótica dos docentes das escolas públicas de Água Branca-PI

Conteúdo do artigo principal

Vívia Maria R. Lima
Antônio Francisco Ramos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral analisar as implicações da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) no processo de ensino de matemática-aprendizagem de matemática em Água Branca-PI, entre 2005 e 2014. Nessa perspectiva, realizamos uma pesquisa de campo com enfoque qualitativo com 10 (dez) profissionais de 05 (cinco) escolas participantes da OBMEP aos quais foram submetidos a uma entrevista, gravada, respondendo a um questionário semiestruturado. Os resultados apontam que a OBMEP influencia positivamente o ensino e aprendizagem da matemática, no sentido de despertar no aluno o interesse pela disciplina. No entanto, é evidente a preocupação dos educadores quanto às dificuldades na execução de projetos que visam à preparação dos alunos para melhores resultados na OBMEP. A pesquisa nos possibilitou refletir sobre os desafios enfrentados pelos professores, as dificuldades dos alunos frente aos conteúdos de matemática sob o olhar docente e as possíveis contribuições da utilização de problemas a partir da olimpíada como metodologia de ensino e aprendizagem dessa ciência.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
LIMA, V. M. R.; RAMOS, A. F. A Olimpíada Brasileira de Matemática sob a ótica dos docentes das escolas públicas de Água Branca-PI. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 2, n. 1, p. 6–21, 2016. DOI: 10.51361/somma.v2i1.22. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/22. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Artigos

Referências

BIONDI, R.L.; VASCONCELLOS, L.; MENEZES-FILHO, N. Avaliando o impacto da OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - na qualidade da educação. In: Revista Economia. LACEA, v. 12, n. 2, p. 143-170, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação e da Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (Matemática). Brasília: MEC, 1998.

COCCO, E.M. OBMEP e avaliação em larga escala no município de Frederico Westphalen: discussões e encaminhamentos. X ANPED SUL, Florianópolis, outubro de 2014. Disponível em: <http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/1711-0.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2015.

DANTE, L.R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. 2. ed. São Paulo: Ática,1998.

GIDDENS, A. Questões sociológicas: perguntas e resposta. In: Sociologia. 6. Ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

LAKATOS, E.M., MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Ciências sociais e sociologia. In: Sociologia geral. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2014.

MARANHÃO, T.P.A. Avaliação de impacto da olimpíada brasileira de Matemática nas escolas públicas (OBMEP - 2005/2009). In: Avaliação do impacto da Olimpíada Brasileira de Matemática nas escolas públicas – OBMEP 2010. Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2011.

MINAYO, M.C.S. (org.); DESLANDES, S.F.; GOMES, R. Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta. In: Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

OBMEP em números. Disponível em: < http://www.obmep.org.br/obmep_em_numeros.html >. Acesso em 02 mar. 2015.

ONUCHIC, L.L.R.; ZUFFI, E.M. O ensino-aprendizagem de matemática através da Resolução de Problemas e os processos cognitivos superiores. Revista Iberoamericana de matemática, p. 79- 97, 2007.

SOUSA, A.B. A resolução de problemas como estratégia didática para o ensino da matemática. 2006. Universidade Católica de Brasília – UCB. Brasília. Disponível em:< http://www.ucb.br/sites/100/103/TCC/22005/ArianaBezerradeSousa.pdf>. Acesso em: 02 mar. 2015.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.