A internacionalização no IFPI Rompendo fronteiras no ensino superior

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Áurea Regina N. Santos

Resumo

A multiculturalidade característica dos novos tempos pressupõe profissionais diferentes, com capacidade de mobilidade e de se relacionar com diferentes culturas. Para formar esse profissional, o ensino superior se vê diante do desafio de se inserir, ele próprio, no contexto internacional, justificando o presente estudo, que buscou discutir o processo de internacionalização no âmbito do Instituto Federal do Piauí (IFPI), verificando como os programas governamentais e as ações internas voltadas para a expansão da internacionalização começaram a influenciar projetos de ensino, pesquisa e extensão no IFPI. Para tanto, uma análise do processo de internacionalização no IFPI, através da participação de estudantes de cursos de graduação em programas de mobilidade acadêmica. Como resultados, verificamos que esse processo ainda se encontra em fase inicial, mas com uma perspectiva de maior participação da comunidade acadêmica no futuro.

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Como Citar
SANTOS, Áurea R. N. A internacionalização no IFPI: Rompendo fronteiras no ensino superior. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 2, n. 1, p. 22–33, 2016. DOI: 10.51361/somma.v2i1.23. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/23. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos

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