Reprovei-me e agora? pesquisa-ação com os alunos do médio integrado do IFPI - Campus Parnaíba

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Erotides R. D. Alencar

Resumo

O presente artigo é oriundo de uma pesquisa-ação executada no ano de 2015, pelo Serviço de Psicologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) Campus Parnaíba, com 12 discentes repetentes do Ensino Médio Integrado. A pesquisa-ação é uma importante ferramenta metodológico-gerencial por meio de uma ação que visa à transformação de uma determinada realidade. Sendo assim, a solução de problemas, por exemplo, começa com a identificação do problema, o planejamento de uma solução, sua implementação, seu monitoramento e a avaliação de sua eficácia. Analogamente, a proposta executada teve por objetivo auxiliar os discentes repetentes na reflexão acerca das motivações e repercussões da reprovação na vida escolar dos mesmos; bem como, proporcionar a compreensão de sua autorresponsabilidade no êxito escolar. Dos alunos participantes apenas 1 não logrou êxito no ano letivo seguinte por motivo de evasão. Assim a atividade revelou-se como importante instrumento no desenvolvimento da autonomia e autoconfiança dos discentes participantes; no fortalecimento da autoestima e autoimagem dos mesmos; e na diminuição das ansiedades e angústias advindas da reprovação escolar.

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Como Citar
ALENCAR, E. R. D. Reprovei-me e agora? pesquisa-ação com os alunos do médio integrado do IFPI - Campus Parnaíba. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 2, n. 1, p. 43–50, 2016. DOI: 10.51361/somma.v2i1.25. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/25. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos

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