A “máquina de choque caseira” como ferramenta de ensino-aprendizagem da eletrostática

Conteúdo do artigo principal

Honório P. Silva Neto
Yara Maria R. Silva

Resumo

O trabalho desenvolvido tem como principal função levar à sala de aula a utilização de experimentos para melhor compreensão dos alunos de Física do Ensino Médio, e o experimento “máquina de choque caseira” vêm com esse propósito. As atividades experimentais e o estudo feito foram desenvolvidos em turmas do 3º ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Caxias-MA. Foi realizado pré e pós-testes através da aplicação de questionários, antes e ao final da apresentação do experimento e do desenvolvimento das atividades como forma de analisar seus conhecimentos prévios sobre a temática e sua aprendizagem. Com isso demonstramos que os conteúdos da disciplina de Física podem ser trabalhados de forma mais dinâmica e atrativa, fugindo um pouco da abstração que ela aparenta ser.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA NETO, H. P.; SILVA, Y. M. R. A “máquina de choque caseira” como ferramenta de ensino-aprendizagem da eletrostática. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 2, n. 1, p. 77–82, 2016. DOI: 10.51361/somma.v2i1.29. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/29. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos

Referências

AMARAL, I.A. Conhecimento formal, experimentação e estudo ambiental. Ciência & Ensino, n. 3, p. 10-15, dez. 1997.

ARAÚJO, M.S.T. ABIB, M.L.V.S. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 25, n. 2, jun. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S180611172003000200007>. Acesso em: 01 ago. 2015.

AUSUBEL, D.P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.

FERREIRA, T.; HENRIQUE, H.C.R.; SILVA, R.M.G. Concepção dos alunos de licenciatura em química sobre docência como atividade profissional. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 14, 2008, Curitiba. Anais... Curitiba, 2008.

NACIONAIS, Parâmetros Curriculares. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2015.

SILVA, M.N.M.; ROCHA FILHO, J.B. O Papel Atual da Experimentação no Ensino de Física. In: SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, XI., 2010, Rio Grande do Sul. Anais eletrônicos... Rio Grande do Sul: PUCRS, 2010. Disponível em: <http://www.pucrs.br/edipucrs/XISalaoIC/Ciencias_Exatas_e_da_Terra/Fisica/84372-MAURICIONOGUEIRAMACIELDASILVA.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2015.