A inserção do laboratório virtual como recurso didático no Curso de Licenciatura em Física

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Paloma S. Santos
Leônia Eulálio D. L. Costa

Resumo

O ensino de Física tem enfrentado uma série de problemas de ordem epistemológica e didática. A disciplina é vista por muitos como difícil não apenas de ser aprendida como de ser ensinada. Esse estudo destaca as contribuições dos laboratórios virtuais, como elemento mediador/facilitador do processo ensino aprendizagem capaz de favorecer a construção de uma aprendizagem significativa, já que, muitos fenômenos não podem ser reproduzidos na sala de aula, nem num laboratório real. Como uma possibilidade que deve ser também considerada na perspectiva da formação dos professores, especialmente nos Cursos de Licenciatura em Física, como meio de superar a formação fragmentada com a sobreposição dos conhecimentos teóricos sobre os conhecimentos da prática. A pesquisa traz a perspectiva de inserção do laboratório virtual como recurso didático importante para o processo ensino aprendizagem. O presente estudo se baseou nas contribuições teóricas de: Ausubel, Lapa, Medeiros, Paulo Freire, PCNEM (2000), Perrenoud (1993), Prensky, Moreira (1997), Silva (2005), Vygotsky (1991) e Wolfgram (1994).

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Como Citar
SANTOS, P. S.; COSTA, L. E. D. L. A inserção do laboratório virtual como recurso didático no Curso de Licenciatura em Física. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 2, n. 1, p. 83–91, 2016. DOI: 10.51361/somma.v2i1.30. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/30. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos

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