A representação da seca na obra Vida Gemida em Sambambaia de Fontes Ibiapina

Conteúdo do artigo principal

Cleandro S. O. Correio

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar a obra “Vida Gemida em Sambambaia” de Fontes Ibiapina, a fim de estudar e valorizar contribuição deste para a Literatura da Seca no Piauí e formação da identidade do povo piauiense. Leva em consideração que Ibiapina tem uma obra grandiosa e importante, no entanto é pouco estudado pela crítica literária. A metodologia de estudo é baseada em estudos (leituras e análises) da obra supracitada, além de outras que tratam da temática seca e da avaliação das questões da seca no Nordeste e também sobre a presença de Fontes dentro da Literatura Piauiense com foco no estudo do flagelo da seca na região. O método utilizado foi à pesquisa bibliográfica em materiais que tinha sido editando antes por outros autores e a leitura e análise da própria obra. Os resultados deste trabalho confirmam a inclusão de Fontes na literatura que busca mostrar o perfil do sertanejo e suas lutas para sobreviver à rigidez da região; os resultados foram alcançados de modo a deixar material como fonte de pesquisa da obra “vida gemida” e de autor, pois a construção deste valoriza a obra e autor em discussão.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
CORREIO, C. S. O. A representação da seca na obra Vida Gemida em Sambambaia de Fontes Ibiapina. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 2, n. 1, p. 92–100, 2016. DOI: 10.51361/somma.v2i1.31. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/31. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos

Referências

AQUINO, J.R. Fontes Ibiapina: cultura e identidade do sertão piauiense. Disponível em: . Acesso em 15 dez. 2011.

Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. 2013. Disponível em: <http://www.priberam.pt/dlpo/diegese>. Acesso em: 15 ago. 2016

GASPAR, L. Seca no Nordeste brasileiro. Pesquisa Escolar on-line, Fund. Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://www.fundaj.gov.br>. Acesso em: 31 out. 2011.

IBIAPINA, F. Vida Gemida em Sambambaia. Teresina: Corisco, 1998.

MAIA, R. Redação prática. São Paulo: DCL, 2007.

MAIA, J.D. Português. Editora Ática, 2001.

MOURA, F.M. Literatura do Piauí: 1859-1999. Teresina: APL, 2001.

SILVA, R.C.M. A representação da seca na narrativa piauiense: Séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: Caetés, 2005.