Ensino de Química no meio rural a importância do conhecimento químico para o educando filho do trabalhador rural

Conteúdo do artigo principal

Francisco das Chagas P. Andrade

Resumo

Historicamente o ensino tem sido ofertado a esses educandos desconsiderando-se as especificidades da vida e do trabalho do campo, apresentando-se apenas como uma adequação do ensino desenvolvido na cidade à escola da zona rural, o que tem contribuído apenas para a manutenção do status quo dos ruralistas e a manutenção da alienação do homem do campo. Este trabalho tem por finalidade propor uma alternativa à dinâmica pedagógica ruralista imposta ao estudante do campo. Pretende-se, portanto, propor o desenvolvimento de uma metodologia para o ensino de química que promova a difusão do conhecimento químico científico, por parte do educando que vive no meio rural, tomando as peculiaridades da vida no campo, como pontos de partida, tema-gerador do processo de ensino-aprendizagem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
ANDRADE, F. das C. P. Ensino de Química no meio rural: a importância do conhecimento químico para o educando filho do trabalhador rural. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 2, n. 2, p. 84–101, 2016. DOI: 10.51361/somma.v2i2.49. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/49. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ALBUQUERQUE, O. J.; CASAGRANDE, N. O projeto político pedagógico: possibilidades das escolas do/no campo. In: Educação do campo: semiárido, agroecologia, trabalho e projeto político pedagógico – Cadernos temáticos. Santa Maria da Boa Vista – PE, 2010, p. 126.

AMIGUINHO, A. Educação em meio rural e desenvolvimento local. Revista Portuguesa de Educação, v. 18, n. 2, Lisboa, 2005, p. 7-43.

Brasil. Ministério da Educação. Número de matrículas e escolas da Educação Básica. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15261-matriculas-escolas-ceb&category_slug=fevereiro-2014&Itemid=30192>. Acesso em: 30 jul. 2016.

Brasil. Ministério da Educação. Censo Escolar 2015, notas estatísticas. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=36521-apresentacao-censo-escolar-divulgacao-22032016-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 30 jul. 2016.

Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Médio: resolução CEB no 3 de 26 de junho de 1998. Disponível em < https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjxmeerz_rNAhWKFZAKHY9CBmAQFggcMAA&url=http%3A%2F%2Fportal.mec.gov.br%2Fcne%2Farquivos%2Fpdf%2Frceb03_98.pdf&usg=AFQjCNE5dnUTjQORSMCfEPuXv1haiYByLg&sig2=xYCo445cL6k17Gp8q_-FoA&bvm=bv.127178174,d.Y2I. Acesso em:17 jul. 2016.

Brasil. Ministério da Educação. Educação do campo, Resolução CEB no 1 de 28 de abril de 2008. Disponível em: <http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/mn_parecer_1_de_1_de_fevereiro_de_2006.pdf >. Acesso em: 19 jul. 2016.

Brasil. Ministério da Educação. Educação do campo. Resolução CEB no 2 de 28 de abril de 2008. Disponível em: < https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjYwZeCz_rNAhXHIpAKHce4A_4QFggeMAA&url=http%3A%2F%2Fportal.mec.gov.br%2Farquivos%2Fpdf%2Fresolucao_2.pdf&usg=AFQjCNFUPcMkAGfp2SxsJXu7RTLogj1efA&sig2=RhaSuJIb79vJ7-OEBJ6zDw>. Acesso em: 17 jul. 2016.

Brasil. Ministério da Educação. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional [Lei Darcy Ribeiro (1996)]. 12. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2016. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/documentos-e-pesquisa/edicoes/paginas-individuais-dos-livros/lei-de-diretrizes-e-bases-da-educacao-nacional>. Acesso em: 16 jul. 2016.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica (SEMTEC). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 1999. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf> . Acesso em: 17 jul. 2016.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica (SEMTEC). PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2016.

Brasil. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação. Brasília, Câmara dos Deputados, 2014. Disponível em: <http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documento-referencia.pdf > Acesso em: 17 jul. 2016.

CONFERÊNCIA NACIONAL POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO: POR UMA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, 2, 2004, Luzilândia (GO). Declaração Final. Luzilândia-GO, 2004. Disponível em <https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiXkKCk0_rNAhWBF5AKHV-9AqUQFggiMAE&url=http%3A%2F%2Fred-ler.org%2Fdeclaracion-II-conferencia-educacao-campo.pdf&usg=AFQjCNHH4muzrl78mwr7Ze3jLKDoAKj8Ww&sig2=5-MfC9ourCaOmPvkyE-tPQ&bvm=bv.127178174,d.Y2I>. Acesso em: 17 jul. 2016.

FRIGOTTO, G. Concepções e mudança no mundo do trabalho e o ensino médio. Salvador – BA, CETEB, 2005, p. 16. Disponível em:<http://www.sa.iffarroupilha.edu.br/site/midias/arquivos/201254104250192gaudencio_frigotto_(concepcoes_e_mudancas_no_mundo_do_trabalho_e_o_ensino_medio).doc>. Acesso em: 16 jul. 2016.

HILÁRIO, E. O Trabalho como processo educativo/formativo. In: Educação do campo: semiárido, agroecologia, trabalho e projeto político pedagógico – Cadernos temáticos. Santa Maria da Boa Vista – PE, 2010. p. 126.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Censo Escolar. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo>. Acesso em: 30 jul. 2016.

LIRA, D. A.; MELO, A. D. D. Educação brasileira no meio rural: recortes no tempo e no espaço. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA CCSA, 16. Natal, 2010. Universidade e formação profissional e atuação no mundo contemporâneo. Natal: UFRN, 2010. 18 p. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_nlinks&pid=S15179702201500010007900020&lng=en>. Acesso em: 16 jul. 2016.

MAIA, E. M. A qualidade do ensino básico na zona rural: problemas de administração descentralizada num contexto autoritário. Car. Pesq. (FCC), São Paulo (46): 16-22, Ago. 1983. Disponível em:<https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjYzLDE0frNAhVIQZAKHW05DyUQFggkMAE&url=http%3A%2F%2Fwww.fcc.org.br%2Fpesquisa%2Fpublicacoes%2Fcp%2Farquivos%2F582.pdf&usg=AFQjCNF8bjf0kng2z8K_Bza3jmkLM3DzQQ&sig2=7MTFTyIE3sR8k-nSvw-PXw&bvm=bv.127178174,d.Y2I>. Acesso em: 17 jul. 2016.

MAIA. E.M. Educação rural no Brasil: o que mudou em 60 anos? Aberto, Brasília, v. 1, n. 9, set, 1982. Disponível em:<http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/1403/1377>. Acesso em: 17 jul. 2016.

MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H.; ROMANELLI, L. I. A proposta curricular de química do Estado de Minas Gerais: fundamentos e pressupostos.

Química Nova, v. 23, n. 2, p.273-83, 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/qn/v23n2/2131.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2016.

PONTES, A. N. O ensino de Química no nível médio: um olhar a respeito da motivação. Disponível em: <http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0428-1.pdf>. Acesso em: 14 jul. 2016.

RIBEIRO, M. Pedagogia da alternância na educação rural/do campo: projetos em disputa. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 34, n. 1, p. 27-45, jan./abr., 2008. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022008000100003>. Acesso em: 16 jul. 2016.

RIBEIRO, M. Trabalho e educação na formação de agricultores: a pedagogia da alternância. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO-Sul. 6. 2006. Santa Maria: Anais... (CD-Rom). Santa Maria: UFSM, 2006. 10 p.

SANTOS, J. R.; SANTOS, R. Fundamentos e concepções de ensino em escolas no/do campo: contribuição da pedagogia histórico-crítica. In: LIMA, Elano de S.; MELO, Keylla R. Educação do campo: reflexões políticas e teórico-metodológicas. Teresina: EDUFPI, 2016.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10 ed. Campinas – SP: Autores Associados, 2008.

SILVA, M. S. P.; LIMA, E. S. Prática educativa no contexto da educação do campo: as possibilidades de transformação social. In: LIMA, Elano de S.; MELO, Keylla R. Educação do campo: reflexões políticas e teórico-metodológicas. Teresina: EDUFPI, 2016.

SAVIANI. D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n 34. jan./abr. 2007.

USBERCO, João. SALVADOR, Edgard. Química. Volume único.5. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

ZANON, L. B. et al. Química: PCN+. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/09Quimica.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2016.