Ensino-aprendizagem de Física no ensino médio em duas escolas da região norte do Piauí

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Reinaldo Conceição
Daniele A Sousa
Delmacio S. Silva
Luiz P. Silva Neto
Janete B Brito

Resumo

A pesquisa exploratória coletou dados de 120 alunos, com idades entre 14 e 18 anos, em duas escolas de nível médio da rede estadual dos municípios de José de Freitas e Campo Maior, ambos localizados na região norte do estado do Piauí. Os resultados apresentados neste trabalho foram coletados através de questionário com questões objetivas relacionadas às principais dificuldades enfrentadas pelos alunos na disciplina de física. O principal objetivo foi analisar a concepção dos alunos sobre o processo de ensino-aprendizagem e discutir os motivos que os levaram a considerar a disciplina de física difícil. A pesquisa revela que 75,83% dos alunos têm algum tipo de dificuldade em física e que as duas maiores dificuldades são: solucionar os cálculos e compreender a teoria. Este trabalho mostrou que ainda é grande o percentual de alunos que têm dificuldades na disciplina, pois grande parte possui notas abaixo da média, apesar do sistema educacional ter melhorado. Os alunos apontam que para melhorar o ensino-aprendizagem deve-se investir em laboratório didático, formação de professores, conteúdos atuais, metodologias e recursos didáticos.

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Como Citar
CONCEIÇÃO, R.; SOUSA, D. A.; SILVA, D. S.; SILVA NETO, L. P.; BRITO, J. B. Ensino-aprendizagem de Física no ensino médio em duas escolas da região norte do Piauí. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 2, n. 2, p. 111–122, 2016. DOI: 10.51361/somma.v2i2.51. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/51. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Artigos

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