O uso de situações didáticas Olímpicas (SDO) no ensino de Cinemática uma proposta pedagógica para o componente de Física
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Resumo
Neste artigo, propomos o uso da de situações didáticas olímpicas (SDO), tais como as utilizadas na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), Olimpíada Brasileira de Ciências (OBC), dentre outras, como alternativa para o ensino de cinemática, no componente de Física, na Educação Básica. Refletindo sobre a necessidade de se trabalhar a cinemática de maneira mais atrativa e desafiadora, que desperte o interesse dos alunos. Foram analisadas questões de provas de olimpíadas brasileiras e selecionadas aquelas sobre cinemática. Elas foram resolvidas, tentando atender a maneira mais didática para serem realizados com os alunos. Observamos que há uma escassez de trabalhos que relatem o uso das SDO no ensino de Física. No entanto, acreditamos que é possível associar problemas olímpicos ao ensino do componente de Física e especialmente da cinemática. Assim, propomos o uso dessa abordagem pedagógica para tornar o aprendizado mais atrativo para os estudantes, tendo em vista que estas competições vêm cada dia ganhando mais força no âmbito educacional, oferecendo grandes oportunidades para os alunos que se destacam.
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