Composição corporal por bioimpedância de policiais da companhia de Choque do BPRONE da Polícia Militar do Piauí

Conteúdo do artigo principal

Gabriel Vasconcelos Assunção
Cláudia Maria da Silva Vieira

Resumo

Objetivou-se avaliar a composição corporal pelo método de bioimpedância de policiais da Companhia de Choque do Batalhão de Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais (BPRONE) da Policia Militar do Piauí. Trata-se de um estudo de campo de caráter descritivo quantitativo e transversal, realizado na cidade de Teresina-Pi no período de janeiro a julho de 2014, tendo como amostra inicial 31 e final 20 policiais do sexo masculino, com idade de 20 e 39 anos da Cia de Choque do BPRONE da Policia Militar do Piauí. A média de idade foi de 31,1 anos; tempo de trabalho na polícia foi 7,2 anos e tempo na CIA de choque de 19 meses; peso corporal e estatura foram 81,54 kg e 1,75 metros. O percentual de gordura foi de 27,74%; o tecido líquido (L%) apresentou-se como média 50,78%. A massa muscular (MM%) obteve uma média de 40,59% e a massa óssea (O%) com 3,07%. Conclui-se que os policiais da Cia de choque do BPRONE da PM-PI se encontram com o percentual de gordura acima dos valores desejados. Os tecidos líquidos e muscular estão dentro do ponto de corte adequado. Para o tecido ósseo não foi encontrado ponto de corte pela falta de estudos publicados.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
ASSUNÇÃO, G. V.; VIEIRA, C. M. da S. Composição corporal por bioimpedância de policiais da companhia de Choque do BPRONE da Polícia Militar do Piauí. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 1, n. 1, p. 26–34, 2015. DOI: 10.51361/somma.v1i1.74. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/74. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos

Referências

BRAGA, Mateus de O. Perfil antropométrico e da composição corporal de policiais

Militares de uma companhia pertencente a uma cidade do interior de Minas Gerais. EFDeportes Revista Digital. Buenos Aires, v. 15, n.154, mar. 2011. Disponível em: http://www.efdeportes.com. Acesso em: 17 jul. 2014.

CORDEIRO, Júlio César. Índice de massa corporal, nível de atividade física e hábitos nutricionais de policiais do grupo de resposta tática do 4º batalhão da PMSC. Disponível em: http://www.pergamum.udesc.br. Acesso em: 20 jul. 2014.

FERNANDES FILHO, José. A Prática da avaliação física. Rio de Janeiro: Shape, 1999.

RUIZ JR, Sui X. et al. Muscular strength and adiposity as predictors of adulthood cancer mortality in men. Cancer Epidemiol Biomarkers Prev, 2009.

GUEDES, Dartagnan Pinto; GUEDES, Joana Elizabete Pinto. Manual prático para avaliação em educação física. Barueri, SP: Manole, 2006.

JESUS, Cátia Cristina Brito de.; PITANGA, Cristiano Penas Seara. Nível de atividade física dos policiais militares da 53ª CIPM em Mata de São João – Bahia. Revista do curso de Educação Física – UNIJORGE. v.1, n. 1, jul/dez, 2011. Disponível em: http://revistas.unijorge.edu.br. Acesso em: 20 jul. 2014.

LUZ, Rodrigo Kretzer da.; LUCAS, Ricardo Dantas de; CAPUTO, Fabrizio. Perfil antropométrico e somatotípico de policiais do BOPE do Estado de Santa Catarina. Educação Física em Revista. v.5, n.3, set-dez, 2011.

MEDEIROS, Dennyson Fagner de Araújo et. al. Análise comparativa da composição corporal de policiais militares recém-admitidos com militares com mais de 10 anos de carreira do 2º BPM da Paraíba. Teresina, Faculdade Mauricio de Nassau, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso.

MILAN, Andrey da Cruz; FERREIRA, Joel Saraiva. Níveis de atividade física e índice de massa corporal dos integrantes da agência central de inteligência da polícia militar de Mato Grosso do Sul, Brasil. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, v.18, n. 182, jul. 2013. Disponível em: <http://www.efdeportes.com>. Acesso em: 20 jul. 2014.

OLIVEIRA, Elder Neves de. Aptidão física de policiais militares em curso de aperfeiçoamento de sargentos – CAS. Porto Velho: UFRO, 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. Disponível em: <http://www.def.unir.br/downloads/1256_aptidao_fisica_de_policiais_militares_em_curso_de_aperfeicoa.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2014.

PEREIRA, E. F. Proposta de valores normativos para avaliação da aptidão física em militares da Aeronáutica. São Paulo, 2007.

REZENDE, Fabiane et al. Revisão crítica dos métodos disponíveis para avaliar a composição corporal em grandes estudos populacionais e clínicos. 2007. Disponível em: <http://bases.bireme.br/cgi bin/wxislind.exe/iah/onlinelilacs/medline>. Acesso em: 20 jul. 2014.

THOMAS, R Jerry; NELSON, Jack K; SILVERMAN, Stephen J. Métodos de pesquisa em atividade física. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.