Dialetos de identidade étnica racial ancorada nos cenários da prática de poder

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Marcieva da Silva Moreira
Robison Raimundo Silva Pereira

Resumo

Neste artigo propomo-nos analisar como se desenvolve as mudanças culturais de identidade étnica, em processo da prática de poder nos cenários educacionais contemporâneos. Até por que diante da contextualização da sociedade do final do século XX aos dias atuais, busca-se compreender as fragmentações e disciplinas que envolvem o corpo e o espaço que o indivíduo se encontra em razão da hierarquia de poder. O estudo se desenvolveu através de diálogos bibliográficos entre Anete Abramowicz, Lucia Barbosa, Valter Roberto Silvério (2006), Bourdieu (1992, 2005 e 2013), Michel Foucault (1979, 2012), Nilma Lino Gomes e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (2011), Pedro Demo (2005), Regina Pahim Pinto e Fúlvia Rosemberg (2011), Stuart Hall (2005), Hengemunhe (2010). Os resultados identificam que a cultura étnica racial é uma das mais segregada e prejudicada no campo educativo, onde a maioria dos 63% da população negra é negligenciada diante dos sistemas de poder, sem participação no dialogo da escola e nas expressões do ser. O negro precisa ter espaço para o diálogo, para a aprendizagem e a construção de sua própria identidade, em razão institucional, econômica, social e cultural.

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Como Citar
MOREIRA, M. da S.; PEREIRA, R. R. S. Dialetos de identidade étnica racial ancorada nos cenários da prática de poder. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 1, n. 1, p. 35–45, 2015. DOI: 10.51361/somma.v1i1.75. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/75. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos

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