Educação Neutra Práticas cotidianas podem ajudar na permanência e reprodução de discriminações contra o negro?

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Leandro Pereira de Sousa Macêdo
Robison Raimundo Silva Pereira

Resumo

O vigente trabalho tem como objetivo, através de analises bibliográficas compreender como a postura tida como neutra de muitas escolas e de grande parte dos seus profissionais, acaba ajudando na produção e reprodução de racismos, preconceitos e discriminações contra o negro dentro e fora da escola, bem como trazer para discussão meios relevantes com relação a atitudes que nossas escolas e seus docentes devem ter de acordo com as realidades dos seus alunos. Os resultados da pesquisa mostram que nossa educação ainda insiste em ocultar e camuflar atos que fazem do negro, um ser desvalorizado dentro da sala de aula, como também a não intervenção do professor nestes momentos acabam reforçando os pensamentos da classe dominante que preferem uma escola homogênea e não uma educação que priorize a diversidade. Portanto as reflexões aqui contidas mostram que nossa educação deve imediatamente rever seus conceitos e práticas, pois caso continuem utilizando metodologias que não ajudam seus alunos a serem realmente críticos, acabará ajudando a produzir e reproduzir mecanismos que deixam a margem grupos, e identidades culturais tidas cotidianamente como ruins.

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Como Citar
MACÊDO, L. P. de S.; PEREIRA, R. R. S. Educação Neutra: Práticas cotidianas podem ajudar na permanência e reprodução de discriminações contra o negro?. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 1, n. 1, p. 46–58, 2015. DOI: 10.51361/somma.v1i1.76. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/76. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Artigos

Referências

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