O professor na contemporaneidade

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Alcenir de Sousa Luz

Resumo

O crescente avanço tecnológico tem desencadeado a “sociedade da informação”. Logo, participando de um processo evolutivo, acredita-se que os sujeitos inseridos em tal sociedade tiveram seus estilos de vida modificados, em função das alterações econômicas, sociais, políticas e culturais apontadas pela globalização. Diante dessa realidade, tratando-se de educação, surge uma indagação: o papel/a postura do professor mudou? Então, a fim de refletir sobre o contexto e a problemática citada, este estudo faz uma abordagem exploratória, de caráter bibliográfico sobre a atual conjuntura educacional, discutindo a respeito da postura do professor na contemporaneidade, que inclui uma nova forma de ensinar e de aprender. Levando em consideração todas as reflexões despertadas neste trabalho, percebe-se que o papel/a postura do professor foi modificado/a, já que o público-alvo exige a reformulação de métodos, técnicas, instrumentos e recursos, desde a interação linguística professor-aluno, até a utilização de novas tecnologias. Essa nova forma de ensinar e de aprender é resultado do estilo dos novos alunos, os quais não se sentem motivados pela exposição tradicional de conteúdos. Portanto, ser educador na atualidade é compartilhar um novo paradigma, uma nova postura diante do processo de ensino-aprendizagem.

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Como Citar
LUZ, A. de S. O professor na contemporaneidade . Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 1, n. 1, p. 91–103, 2015. DOI: 10.51361/somma.v1i1.80. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/80. Acesso em: 24 abr. 2024.
Seção
Artigos

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