O Reggae como instrumento de alfabetização e letramento reflexões sobre o saber e o poder

Conteúdo do artigo principal

Silvio Tavares dos Santos
Robison Raimundo Silva Pereira

Resumo

O presente artigo tem como objetivo, identificar dois pontos interessantes para a alfabetização de jovens e adultos, para uma melhor ascensão no campo politico, social, e cultural como forma de poder. Partindo do conceito de letramento, e das concepções de Paulo Freire, podemos ter uma arma inovadora, como processo de distanciamento das tão e exercidas práticas de alfabetização bancária, cujos métodos avaliativos, são estruturas determinantes para politicas empregatícias a qual não contribui para a transformação da realidade deste público. Diante do exposto, o trabalho se justifica como forma de sugestão para um “EJA” (Educação de Jovens e Adultos) mais cristalino onde seus atores não só aprendam a ler, e escrever, mas que realmente entrem no jogo do poder, e dele faça parte. Para tanto a pesquisa é de abordagem qualitativa, e do tipo bibliográfica. Partindo de uma dialética, entre observações empíricas, e teoria cientifica sobre a constante paixão pelo reggae em um bairro da cidade de Floriano – PI. Este estudo partiu de uma visão sobre conhecimento como forma de poder, onde a leitura e a escrita, a partir das suas explorações possam fazer parte do cotidiano dos alfabetizando, podendo ser uma luz para guiá-los nas suas práticas sociais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SANTOS, S. T. dos; PEREIRA, R. R. S. O Reggae como instrumento de alfabetização e letramento: reflexões sobre o saber e o poder. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 1, n. 1, p. 104–115, 2015. DOI: 10.51361/somma.v1i1.81. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/81. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ALBUQUERQUE, Carlos. O eterno verão do reggae. São Paulo: Editora 34, 1997.

FAUZI, Beydoun. Babilônia brasileira. São Paulo: BMG Ariola, 1994.

FOUCAUT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1979.

FREIRE, Paulo. A alfabetização de adultos critica de sua visão ingênua:

Compreensão de sua visão critica. In: FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2010. p. 15-48.

GERALDI, João Wanderley. Alfabetização e letramento: perguntas de um alfabetizando que lê. In: Edwiges Zaccur, (Org.). Alfabetização e letramento: o que muda quando muda o nome? Rio de Janeiro: Rovelle, 2011. p. 13-32

GOMES, Edson. Calamidade pública. Disponível em: < http://letras.mus.br/edson-gomes>. Acesso em: 31 ago. 2014.

MANLEY, Michael. Reggae o impulso revolucionário. São Paulo: In: Marco Antônio Cardoso (Org.). Bob Marley por ele mesmo. São Paulo: Martin Claret, 2007. p. 23-29.

MEIJER, Rebeca de Alcântara e Silva. Conto interativo VI: visita regueira. In: Valorização da cosmovisão africana na escola: narrativa de uma pesquisa-formação com professoras piauienses. Fortaleza: UFC, 2012.

NEVES, Albanize, Aparecida Arêdes, Língua Portuguesa 4° ano. São Paulo: Escala Educacional, 2011. (Coleção Aprender e Criar)

ROCHA, Raquel. Sala de aula hipotética. In: ROCHA, Raquel. Práticas de alfabetização na educação de Jovens e Adultos. São Paulo: Cortez 2013. p. 21-42

ROSA, Maristane Sousa de. O reggae na “Jamaica brasileira” cidadania e politica a partir das letras musicais. Revista Brasileira do Caribe, Goiás, v. 8, n.15, p. 41-60, 2007.

SOARES, Magda. Letramento em verbete: o que é letramento? In: SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 13-25.

SOARES, Magda. Paulo Freire e a alfabetização: muito além de um método In: SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: contexto, 2011. p. 117-122.