Representações sociais do adolescente em conflito com a lei análise do programa de semiliberdade e privação de liberdade através de fanzines

Conteúdo do artigo principal

Camila Fernanda Soares Leal
Halanna Talyta Marques Campelo
Marco Antônio Araújo
Patrícia Rocha Lustosa

Resumo

Com o intuito de alcançar novas análises para os comportamentos transgressores em jovens, além dos comumente discutidos, optou-se por trabalhar sob o crivo da teoria das Representações Sociais de Moscovici e como foco as práticas infracionais. Objetivou-se elencar as representações sociais do adolescente em conflito com a lei em cumprimento de medida socioeducativa, tanto em regime semiaberto quanto em regime fechado, e a partir daí constataram-se produções semelhantes e singularidades dos dispositivos de privação de liberdade e de semiliberdade. A amostra foi composta por 4 adolescentes voluntários que estavam cumprindo medida de semiliberdade e 4 estavam em medida de internação no Centro Educacional Masculino (CEM) em Teresina, Piauí. A ferramenta utilizada para coleta de dados foi a produção de fanzines, um recurso de mídia independente (datado desde 1930), isto é, que independe dos grandes meios de comunicação, estimulando o jovem na sua singular expressão sobre os temas lhe dizem respeito. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2011) por meio da categorização e exposição iconográfica dos fanzines produzidos pelos jovens. A realização da pesquisa converge com os propósitos de pensarmos novas metodologias para a apreensão dos sentidos que os jovens trazem a respeito da medida socioeducativa que lhe fora imposta e experimentar recursos pouco convencionais no contexto da pesquisa científica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
LEAL, C. F. S.; CAMPELO, H. T. M.; ARAÚJO, M. A.; LUSTOSA, P. R. Representações sociais do adolescente em conflito com a lei: análise do programa de semiliberdade e privação de liberdade através de fanzines. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 1, n. 1, p. 132–154, 2015. DOI: 10.51361/somma.v1i1.83. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/83. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

CALLIGARIS, Contardo. A adolescência. São Paulo: Publifolha, 2000.

CLOUTIER, Richard. Psicologia da adolescência. Rio Grande do Sul: Editora Vozes, 2012.

DESCHAMPS, Jean-Claude; MOLINER, Pascal. A identidade em psicologia social: dos processos identitários às representações sociais. Tradução de Lúcia M. Endlich Orth. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

FRAGA, Paulo Cesar Fontes; IULIANELLI, Jorge Atílio Silva. Jovens em tempo real (orgs.) São Paulo: DP&A, 2003.

GARLAND, David. A cultura do controle: crime e ordem social na sociedade contemporânea. Rio do Janeiro, Revan, 2008.

GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1988.

MOREIRA, Marcelo Rasga. Nem soldados, nem inocentes: jovens e tráfico de drogas no município do Rio de Janeiro. (Mestrado) Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública; 2000. p.162

MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: investigações em Psicologia Social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

MUNIZ, Cellina Rodrigues. Fanzines: autoria, subjetividade e invenção de si. Fortaleza: Edições UFC, 2010.

CRUZ NETO, Otávio; MOREIRA, Marcelo Rasga; SUCENA, Luiz Fernando Mazzei. Nem Soldados Nem Inocentes: juventude e tráfico de drogas no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2001.

OLIVEIRA, Salete Magda de. Inventário de Desvios: os direitos dos adolescentes entre a penalização e a liberdade. Dissertação (mestrado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 1996.

PINHEIRO, Ângela de Alencar Araripe. A Criança e o Adolescente, Representações Sociais e Processo Constituinte. Psicologia em Estudo. Maringá, v. 9, n. 3, p. 343-355, set./dez. 2004.

REY, Fernando González. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. São Paulo: Thomson Learning, 2005.