A educação escolar no Piauí do XIX a precariedade do ensino público

Conteúdo do artigo principal

Raimundo Nonato de Oliveira Borges

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar o quadro geral da educação escolar no Piauí do século XIX. Analisando o seguinte questionamento: quais os investimentos feitos pelo governo provincial na escolarização da população piauiense no que diz respeito ao ensino primário, secundário e profissionalizante? Percebe-se que o ensino público era precário e se desenvolvia paralelamente com o ensino privado segundo Odilon Nunes. Nessa perspectiva a negligência do governo incentivou a emergência das escolas particulares patrocinadas pelos fazendeiros para alfabetização de seus parentes, as aulas eram ministradas geralmente nas casas, por quase não haver prédios para tais atividades. Portanto, a educação escolar no Brasil, inclusive no Piauí nunca foi uma questão de prioridade, mas de privilégios, sobretudo das classes dominantes. Este é um trabalho de pesquisa bibliográfica, na qual foram consultados autores que corroboram para essa discussão sobre a educação piauiense no século XIX como: Costa Filho, Odilon Nunes, Teresinha Queiroz.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
BORGES, R. N. de O. A educação escolar no Piauí do XIX: a precariedade do ensino público. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 3, n. 1, p. 36–45, 2017. DOI: 10.51361/somma.v3i1.88. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/88. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos

Referências

COSTA FILHO, A.; CASTELO BRANCO, E. de A. Mestres ambulantes, educação mambembe: ensino e sociedade no sertão do Piauí. In: Suzana Cavani Rosas; Tânya M. Pires Brandão. (Org.). Os sertões: espaços, tempos, movimentos. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2010, v. 6, p. 41-54. Série Extensão

COSTA FILHO, A. A escola do sertão: ensino e sociedade no Piauí, 1850-1889. Teresina: Fundação Cultural Monsenhor Chaves, 2006.

NUNES, O. Pesquisas para a História do Piauí: lutas partidárias e a situação da Província. Em busca de organização: escola e trabalho. Teresina: FUNDAPI; Fund. Monsenhor Chaves, 2007.

QUEIROZ, T. de J. M. Educação no Piauí (1880-1930). Imperatriz: Ética, 2008.