Aprendizagem por investigação possibilidades, limites e perspectivas no PIBIC-Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica
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Resumo
O fazer científico é processual, sistêmico e pressupõe a descoberta da realidade. Aprender por processos investigativos é formação, educação, e potencializa múltiplas aprendizagens. Nesse Estudo de Caso, descritivo-analítico, de natureza qualitativa, objetivou analisar as possibilidades, limites e perspectivas para aprendizagem por investigação no âmbito do Programa de Iniciação à Pesquisa. Destaca como categorias teóricas e de análises: PIBIC e saberes da pesquisa. Os dados foram gerados pelo questionário semiestruturado com quatro bolsistas do edital/2019, do Instituto Federal do Piauí, Campus Piripiri e pelo recorte nos projetos que trazem o ato de pesquisar como objeto de estudo. Logo, evidencia-se quanto às possibilidades para aprender com pesquisa através do Programa: desenvolvimento e aprofundamento em estudos, melhorias nos trabalhos acadêmicos, importância do rigor científico e sistematização do conhecimento. Os bolsistas apontam o fortalecimento dos saberes da pesquisa, do currículo pessoal e profissional. Dos cinco projetos aprovados pelo PIBIC, apenas um traz como objeto de estudo o ato de pesquisar, que era o recorte buscado. O PIBIC é apontado como articulador de saberes da pesquisa e aprendizagens como possibilidades investigativas, minimizando os aspectos limitadores.
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