Aprendizagem por investigação possibilidades, limites e perspectivas no PIBIC-Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica

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Joselma F. L. Silva
Maria Daiane S. Parentes

Resumo

O fazer científico é processual, sistêmico e pressupõe a descoberta da realidade. Aprender por processos investigativos é formação, educação, e potencializa múltiplas aprendizagens. Nesse Estudo de Caso, descritivo-analítico, de natureza qualitativa, objetivou analisar as possibilidades, limites e perspectivas para aprendizagem por investigação no âmbito do Programa de Iniciação à Pesquisa. Destaca como categorias teóricas e de análises: PIBIC e saberes da pesquisa. Os dados foram gerados pelo questionário semiestruturado com quatro bolsistas do edital/2019, do Instituto Federal do Piauí, Campus Piripiri e pelo recorte nos projetos que trazem o ato de pesquisar como objeto de estudo. Logo, evidencia-se quanto às possibilidades para aprender com pesquisa através do Programa: desenvolvimento e aprofundamento em estudos, melhorias nos trabalhos acadêmicos, importância do rigor científico e sistematização do conhecimento. Os bolsistas apontam o fortalecimento dos saberes da pesquisa, do currículo pessoal e profissional. Dos cinco projetos aprovados pelo PIBIC, apenas um traz como objeto de estudo o ato de pesquisar, que era o recorte buscado. O PIBIC é apontado como articulador de saberes da pesquisa e aprendizagens como possibilidades investigativas, minimizando os aspectos limitadores.

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Como Citar
SILVA , J. F. L.; PARENTES, M. D. S. Aprendizagem por investigação: possibilidades, limites e perspectivas no PIBIC-Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 7, p. 1–15, 2022. DOI: 10.51361/somma.v7i1.10. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/9. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos

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