O uso da literatura como fonte histórica uma análise da obra Malhadinha de José Expedito Rêgo

Conteúdo do artigo principal

Francisca Maria Ilário de Morais Oliveira

Resumo

A presente pesquisa tem a intenção de analisar o uso da literatura como fonte para história, através da obra literária Malhadinha do escritor José Expedito Rêgo. Para alcançar esse objetivo foi necessário seguir as indicações das renovações metodológicas da Nova História e estudar a ficcionalidade da História e a historicidade da Literatura. As fontes usadas nesta pesquisa foram: o romance Malhadinha, (1990) de José Expedito. O trajeto desta monografia segue a partir das abordagens do seguinte referencial teórico: Antônio Celso Ferreira (2012) e Sandra Jatahy (2003), Teresinha Queiroz (2006) e Durval Muniz (2007). O resultado das análises revela que ao longo da História da humanidade podem-se observar constantes transformações, sociais, culturais, políticas e econômicas que caracterizam o modo de viver de épocas e que também determina o comportamento e a forma de se relacionar das pessoas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA, F. M. I. de M. O uso da literatura como fonte histórica: uma análise da obra Malhadinha de José Expedito Rêgo. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 3, n. 1, p. 97–107, 2017. DOI: 10.51361/somma.v3i1.93. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/93. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. História: A arte de inventar o passado. Ensaios de Teoria da História. São Paulo: Edusc, 2007.256p. Paginas 43-51 primeiro capitulo.

FERREIRA, Antônio Celso. Literatura: a fonte fecunda. In: PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tania Regina. O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto 2012. p. 61 a 88.

IBENS. Almanaque Biográfico: José Expedito de Carvalho Rêgo, um homem a frente de seu tempo. Instituto Barros de Ensino, Oeiras, 2009.

IBENS. Revivendo o Cometa. Instituto Barros de Ensino, Oeiras, 2009.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e Literatura: uma velha nova história. XXX. 2003. p. 1 a 9.

QUEIROZ, Teresinha. Do Singular ao Plural. Edições Bagaço, Teresina, 2006.

RÊGO, José Expedito. Malhadinha. Teresina. Academia Piauiense de Letras, 1990.