A concepção dos alunos do curso técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal do Piauí sobre a modalidade de Ensino a Distância na formação de técnicos de qualidade

Conteúdo do artigo principal

Francisco Marcos Pereira Soares

Resumo

Ao refletirmos um pouco acerca da Educação a Distância (EaD), nos debruçamos em um cenário de indagações centrados no  processo de ensino-aprendizagem. No curso técnico em Meio ambiente do Instituto Federal do Piauí, notadamente no Pólo de Buriti dos Montes – PI, essas inquietações surgem junto a questionamentos sobre como aliar teoria a prática na perspectiva do ensino à distância de qualidade. Desta forma, o objetivo geral da pesquisa foi conhecer a visão dos alunos do Curso Técnico em meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Polo Buriti dos Montes, em relação aos desafios  de acesso e permanência enfrentados durante o curso a distância. O direcionamento metodológico incluiu-se na vertente da pesquisa qualitativa e a produção dos dados foi realizada mediante a aplicação de um questionário a 25 alunos do referido curso. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de BARDIN (1979) para organização e análise dos dados encontrados. As análises  observacionais e os depoimentos dos alunos revelam que ao participarem desta experiência em educação à distância eles  passaram a conceber esta modalidade de ensino como uma facilitadora de aprendizagem e uma formadora de alunos  pesquisadores, permitindo a construção da autonomia dos participantes. Segundo alguns alunos, o ensino a distância é vantajoso  devido à flexibilidade de horários e poucas aulas presenciais. Desta forma, ainda que exista diferença entre o ensino  tradicional e ensino a distância é função de cada um construir sua autonomia para seu próprio desenvolvimento. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SOARES, F. M. P. A concepção dos alunos do curso técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal do Piauí sobre a modalidade de Ensino a Distância na formação de técnicos de qualidade. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 3, n. 2, p. 6–13, 2017. DOI: 10.51361/somma.v3i2.99. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/99. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.

BARRETO, N. V. P. Limites e contribuições de núcleos de tecnologia e educação a distância na Rede Federal de Educação Tecnológica. Rio de Janeiro: UES, 2011.

BRASIL. Congresso. Senado. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm>. Acesso em: 26 dez. 2016.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2006.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

SANTOS, E. T.; RODRIGUES, M. Educação à distância: conceitos, tecnologias, constatações e recomendações. São Paulo: EPUSP, 1999.