FOCO E ESCOPO

A Revista Somma é um periódico científico do Instituto Federal do Piauí (IFPI) que busca a divulgação de trabalhos científicos inéditos em temas interdisciplinares. Criada em outubro de 2014, a Revista SOMMA constitui-se numa publicação contínua e tem como objetivo principal publicar artigos originais que contribuam para o saber científico, divulgação e o debate científico nas grandes áreas do conhecimento, tais como: Exatas e da Terra, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Engenharias e Computação, Linguagens, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e outras.

Criada em outubro de 2014, teve seu primeiro número lançado em 2015.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Todos os manuscritos devem ser destinados ao Editor-Chefe, exclusivamente através do website: http://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/about/submissions. O processo de avaliação do manuscrito dependerá da observância das normas editoriais, dos pareceres do corpo editorial e/ou dos pareceristas ad-hoc externos com expertise na área. Nesse processo, o editor-chefe e os editores científicos assistentes poderão sugerir ou solicitar as modificações necessárias, apesar de ser de responsabilidade dos autores os conceitos emitidos, ou rejeitar um manuscrito caso não cumpra as exigências mínimas de qualidade de científica.

A revista Somma se baseia em um sistema de “duplo-cego ou blindagem dupla”, na qual os autores não reconhecem os revisores e vice-versa. Os artigos submetidos, após avaliação inicial do comitê editorial,  serão avaliados por, no mínimo, 2 revisores externos, selecionados pelo editor científico de área. Após a avaliação, os consultores ad-hoc apresentarão uma das seguinte decisão sobre o manuscrito avaliado: (A) Rejeitado para publicação(B) Aceito para publicação sem modificação do conteúdo(C) Aceito para publicação após alguma revisão do conteúdo; ou (D) Aceito para publicação após considerável revisão do conteúdo. Os manuscritos serão recusados pelos editores científicos de área com base em duas rejeições para publicação. Em caso de um parecer conflitante (um positivo e um negativo), o artigo será enviado a um terceiro revisor.

Após a peimeira etapa de avaliação, os autores devem apresentar a versão reformulada do manuscrito “aceito para publicação” destacando no texto todas as modificações ou correções sugeridas pelos revisores. Os autores necessitam justificar devidamente as recomendações não acatadas. O editor científico considerará o manuscrito aceito para publicação após o(s) autor(es) atender(em) TODOS os requerimentos e recomendações dos revisores, salvo as questões devidamente justificadas. Os editores podem fazer pequenos ajustes no texto visando uma melhor clareza do manuscrito, sem interferir no estilo do manuscrito.

 

PERIODICIDADE

A revista Somma possui um sistema de publicação contínua no qual disponibilizará o PDF do manuscrito, no site do periódico, o mais rápido possível após a aceitação para publicação e diagramação do manuscrito. 

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE E GRATUITO

A Somma oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A Revista também não cobra taxas dos autores para submissão nem publicação (APCs).

 

POLÍTICA DE DIREITOS AUTORAIS

A revista Somma utiliza-se da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.