O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaçamanto 1,0; usa uma fonte Arial Narrow 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL e Referências); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Todos os manuscritos submetidos ao periódico são destinados automaticamente aos editores-chefes, exclusivamente através do website: http://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/about/submissions. Os autores receberão por e-mail a confirmação do envio e o código de identificação do manuscrito. 

A revista Somma publica artigos e notas originais provenientes de pesquisa científica, artigos originais de cunho teórico-metodológico, revisões temáticas da literatura, relatos de experiências e editoriais escritos em português, espanhol ou inglês. As contribuições devem estar de acordo com as “Diretrizes para autores” e tendo uma “boa qualidade científica”. Entende-se por “boa qualidade científica”, textos escritos em português, espanhol ou inglês com conteúdo devidamente delineado contendo informações essenciais e uma organização sequencial escrita com clareza e inteligibilidade. Textos submetidos em espanhol ou inglês por não nativos necessitam passar por revisão de um especialista ou nativo na língua. Os escritos submetidos à revista Somma que não se enquadrarem nestas exigências (inclusive com o idioma em um nível abaixo do esperado) serão devolvidos aos autores. O conteúdo dos escritos publicados neste periódico é de total responsabilidade do(s) autor(es).

 

FORMATAÇÃO DO MANUSCRITO

Os manuscritos devem ser elaborados e enviados em um único documento do Word (versão Windows) usando fonte “Arial Narrow”, tamanho 12, espaçamento 1,0 (simples) entre as linhas, em papel A4 como margens 3,0 cm (superior e esquerda) e 2,0 (inferior e direita) e páginas numeradas sequencialmente. Legendas das tabelas e figuras, bem como as tabelas e figuras também devem estar inseridas no documento. Os manuscritos devem ser organizados conforme as “Categorias de Manuscrito” apresentadas abaixo. A Equipe Editorial recomenda aos autores checarem estudos previamente publicados na revista Somma ou utilize o modelo (Template) disponível aqui para sanar dúvidas sobre a correta estrutura de manuscritos a serem submetidos ao periódico.

 Modelo (Template) – Necessário baixar para fazer edição.

 

Categorias de Manuscrito

Artigos

Manuscritos nesta categoria necessitam apresentar (ao menos) seis (6) páginas na versão eletrônica final publicada. Artigos devem conter resultados de pesquisa científica desenvolvida por um ou mais autores cujas informações não foram submetidas/publicadas parcialmente ou inteiramente em qualquer periódico/livro. O contexto científico de cada artigo deve estar embasado em literatura nacional e internacional atualizada. Artigos devem apresentar a seguinte organização sequencial: (1) título (conciso e informativo contendo até 25 palavras); (2) nome do(s) autor(es); (3) filiação institucional do(s) autor(es); (4) nome, e-mail e ORCID de todos os autores; (5) Resumo (conciso e informativo delineando o objetivo e apresentando os principais resultados do estudo, contendo até 250 palavras); (6) Palavras-chave (até cinco palavras que não se sobrepõem as do título); (7) Abstract (conforme o Resumo); (8) Keywords (conforme as Palavras-chave); (9) Introdução; (10) Material e Métodos ou Metodologia; (11) Resultados e Discussão (opcionalmente os tópicos Resultados e Discussão podem vir separados); (12) Conclusão ou Considerações Finais; e (13) Referências.

 

 Revisões temáticas

Manuscritos nesta categoria devem abordar conceitos, temáticas ou tópicos científicos de interesse do(s) autor(es) embasado em referências essenciais, pertinentes e atualizadas para o devido entendimento e desenvolvimento do assunto. Revisões devem apresentar a seguinte estrutura: (1) título (conciso e informativo contendo até 25 palavras); (2) nome do(s) autor(es); (3) filiação institucional do(s) autor(es); (4) nome, e-mail e ORCID de todos os autores; (5) Resumo (conciso e informativo delineando o objetivo e apresentando os principais resultados do estudo, contendo até 250 palavras); (6) Palavras-chave (até cinco palavras que não se sobrepõem as do título); (7) Abstract (conforme o Resumo); (8) Keywords (conforme as Palavras-chave); (9) texto do manuscrito podendo apresentar subtítulos; e (10)  Referências. Revisões temáticas submetidas a revista devem apresentar no máximo até 30 páginas, incluindo figuras e tabelas.

 

Relato de experiência

Manuscritos nesta categoria devem abordar vivência acadêmica e/ou profissional embasado em referências essenciais, pertinentes e atualizadas para o devido entendimento e desenvolvimento do assunto. Relatos de Experiências devem apresentar a seguinte estrutura: (1) título (conciso e informativo contendo até 25 palavras); (2) nome do(s) autor(es); (3) filiação institucional do(s) autor(es); (4) nome, e-mail e ORCID de todos os autores; (5) Resumo (conciso e informativo delineando o objetivo e apresentando os principais resultados do estudo, contendo até 250 palavras); (6) Palavras-chave (até cinco palavras que não se sobrepõem as do título); (7) Abstract (conforme o Resumo); (8) Keywords (conforme as Palavras-chave); (9) Introdução; (10) Material e Métodos ou Metodologia; (11) Resultados e Discussão (texto do manuscrito podendo apresentar subtítulos); (12) Conclusão ou Considerações Finais; e (13) Referências.

 

Notas

Manuscritos nesta categoria constituem artigos curtos com até seis páginas na versão eletrônica final publicada. Notas devem conter resultados de pesquisa científica desenvolvida por um ou mais autores cujas informações não foram submetidas/publicadas parcialmente ou inteiramente em qualquer periódico/livro. O contexto científico de cada nota deve estar embasado em literatura nacional e/ou internacional atualizada. Notas devem apresentar a seguinte estrutura: (1) título (conciso e informativo contendo até 20 palavras); (2) nome do(s) autor(es); (3) filiação institucional do(s) autor(es); (4) nome, e-mail e ORCID de todos os autores; (5) Resumo ou Abstract (conciso e informativo delineando o objetivo e apresentando os principais resultados do estudo, contendo até 150 palavras); (6) texto do artigo (sem seções); e (8) Referências. Notas submetidas à revista devem apresentar até seis páginas, incluindo figuras e tabelas.

  

Editorial

Manuscritos de caráter editorial serão elaborados por membros da Equipe Editorial ou professores/pesquisadores convidados. Editorias abordam informações sobre a organização, operacionalização, editoração, escopo, importância e status da revista perante a comunidade, bem como questões envolvendo a política científica do periódico.

 

CITAÇÃO DE REFERÊNCIAS NO TEXTO

Os autores devem inserir as citações de referências no texto conforme as normas da ABNT. As referências devem seguir uma ordem cronológica sempre que citadas entre parênteses.

  • Um autor: ...Araújo (2016), Araújo (2016a, b), Araújo (2015, 2016), (Araújo, 2016), (Araújo, 2016a, b) ou (Araújo, 2015, 2016) ...
  • Dois autores: ...Araújo e Oliveira (2016), Araújo e Oliveira (2016a, b), Araújo e Oliveira (2015, 2016), (Araújo; Oliveira, 2016), (Araújo; Oliveira, 2016a, b), (Araújo; Oliveira, 2015, 2016) ou (Araújo; Oliveira, 2015, 2016a, b) ...
  • Três autores: ...Araújo, Silva e Oliveira (2016), Araújo, Silva e Oliveira (2016a, b), Araújo, Silva e Oliveira (2015, 2016), Araújo, Silva e Oliveira (2015, 2016a, b), (Araújo; Silva; Oliveira, 2016), (Araújo; Silva; Oliveira, 2016a, b), (Araújo; Silva; Oliveira, 2015, 2016) ou (Araújo; Silva; Oliveira, 2015, 2016a, b) ...
  • Mais de três autores: ...Araújo et al. (2016), Araújo et al. (2016a, b), Araújo et al. (2015, 2016), Araújo et al. (2015, 2016a, b), (Araújo et al., 2016), (Araújo et al., 2016a, b), (Araújo et al., 2015, 2016) ou (Araújo et al., 2015, 2016a, b) ...

 

REFERÊNCIAS - COM EXEMPLOS DE CITAÇÃO (NBR 10520/2023)

Ao final do texto deverão aparecer as REFERÊNCIAS, utilizando fonte Arial Narrow, tamanho da fonte 12, espaçamento simples entre linhas; com alinhamento à esquerda.

Todas as referências colocadas no artigo deverão seguir a NBR 6023:2018 da ABNT.

Alguns exemplos seguem abaixo:

Livro:

Exemplo de Citação direta longa (Fonte Arial Narrow, 11, recuo 4 cm; obrigatório o número da página)

Freire (1989, p. 17):

A relevância da biblioteca popular com relação aos programas de educação e de cultura popular em geral e não apenas de alfabetização de adultos, creio que é apreendida tanto por educadoras e educadores numa posição ingênua, ou astutamente ingênua, quanto por aquelas e aqueles que se inserem numa perspectiva crítica. O em que se distinguem, é na concepção - e na sua posta em prática - da biblioteca.

Na lista de referências:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes abreviados. Título do Livro: subtítulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

Exemplo:

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

 

Capítulos de livros:

Exemplo de Citação direta longa (Fonte Arial Narrow, 11, recuo 4 cm; obrigatório o número da página)

Os trabalhos de revisão são definidos por Noronha e Ferreira (2000, p. 191) como estudos que analisam a produção bibliográfica em determinada área temática, dentro de um recorte de tempo, fornecendo uma visão geral ou um relatório do estado-da-arte sobre um tópico específico, evidenciando novas ideias, métodos, subtemas que têm recebido maior ou menor ênfase na literatura selecionada (Noronha; Ferreira, 2000, p. 192).

Na lista de Referências:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes abreviados. Título do Capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes abreviados (eds). Título do Livro. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Páginas inicial e final (separados por hífen “-”).

Exemplo:

NORONHA, D. P.; FERREIRA, S. M. S. P. Revisões de literatura. In: CAMPELLO, B. S.; CONDÓN, B. V.; KREMER, J. M. (orgs.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000. p. 191-199.

 

ZANELLA, F. C. V.; MARTINS, C. F. Abelhas da Caatinga: biogeografia, ecologia e Conservação. In: LEAL, I. R.; TABARELLI, M.; SILVA, J. M. C. (eds.). Ecologia e Conservação da Caatinga. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2003. p. 75-135.

 

Periódicos:

Exemplo de Citação direta menos de três linhas (Fonte Arial Narrow, 12; obrigatório o número da página)

Segundo Bocchiglieri, Mendonça e Henriques (2010, p. 175) “a riqueza da mastofauna de médio e grande porte da Fazenda Jatobá é comparável à de algumas localidades mais estudadas e preservadas do Cerrado”.

Na lista de Referências:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes abreviados. Título do Artigo: subtítulo. Título do Periódico (completo), Número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo (separados por hífen “-”) e ano de publicação. DOI.

Exemplo:

BOCCHIGLIERI, A.; MENDONÇA, A. F.; HENRIQUES, R. P. B. Composição e diversidade de mamíferos de médio e grande porte no Cerrado do Brasil central. Biota Neotropica, v. 10, n. 3, p. 169-176, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1676-06032010000300019.

 

Teses e dissertações:

Exemplo de Citação direta (Fonte Arial Narrow, 12; obrigatório o número da página)

“O dia-a-dia da maioria dos professores está associado, por conta dos baixos salários, ao exercício de atividades em mais de uma escola e ao excesso de aulas” (Aguiar, 2020, p. 198).

Na lista de referências:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes com Abreviatura. Título: subtítulo. Ano. Número de folhas. Dissertação ou Tese (Mestrado em ou Doutorado em) – Nome do Programa, Nome da Universidade, Local, Ano.

Exemplo:

AGUIAR, R. R. Currículo de física e prática docente: análise de uma proposta curricular inovadora para o ensino médio. 2020. 279 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo-USP, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-21122020-172638/en.php. Acesso em: 30 dez. 2023.

 

Documento eletrônico:

Exemplo de Citação direta (Fonte Arial Narrow, 12)

Alsodinae/Alsodes se enquadra filogeneticamente em Cycloramphidae” (Frost, 2023).

Na lista de referências:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes abreviados. Título. Edição. Local: ano. N° de pág. ou vol. (série) (se houver). Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia mês (abreviado), ano.

Exemplo:

FROST, D. R. 2023. Amphibian Species of the World: an Online Reference. Version 6.2 (Date of access). American Museum of Natural History, New York, USA, 2023. DOI 10.5531/db.vz.0001.

Disponível em: https://amphibiansoftheworld.amnh.org/index.php. Acesso em: 30 dez. 2023.

 

- Solicitamos que as normas acima sejam cuidadosamente seguidas; caso contrário, os textos enviados não serão considerados para avaliação. Em caso de dúvidas consulte a NBR 6023:2018 e NBR 10520:2023.

 

FIGURAS 

As Figuras deverão ser numeradas em algarismos arábicos, por ordem de aparição no texto e devem estar centralizadas. Para mais de uma Figura em um mesmo contexto, utilizar Figuras compostas no qual devem ser identificadas com a numeração sequencial e uma letra identificadora maiúscula (Figura 1A, Figura 1A-B). As Figuras devem apresentar boa qualidade (resolução mínima de 300 DPI) nos formatos TIFF ou JPEG. Sempre que necessários os autores devem providenciar adicionalmente os arquivos originais para editoração.

As legendas devem ser concisas e autoexplicativas, colocadas acima da Figura, com apenas a 1ª letra maiúscula na palavra “Figura” e no “título”, sendo separado por dois pontos. A fonte usada para na legenda é a padrão usado em todo o texto (Arial Narrow), tamanho 11.

 

TABELAS 

As Tabelas deverão ser enumeradas em algarismos arábicos, por ordem de aparição no texto e devem estar centralizadas. O tamanho da fonte do texto interno da tabela é 12, sem espaçamento entre as linhas, o texto da primeira linha deverá vir em negrito, as bordas deverão seguir o padrão estabelecido no exemplo abaixo.

O título deverá vir acima com apenas a 1ª letra maiúscula na palavra “Tabela” e no “título”, sendo separado por dois pontos. As unidades referentes à coluna, quando couber, serão apresentadas nos “cabeçalhos” da coluna correspondente. A fonte usada para no título da tabela é a padrão usado em todo o texto (Arial Narrow), o tamanho é 11 e apenas o título inicial deverá estar em negrito.

Declaração de autoria e contribuições dos autores

 

A partir do volume 10, ano de 2024, a revista adotará a Taxonomia de Papéis de Contribuidor (CRediT), o que significa que toda declaração de contribuição deve ser descrita usando as 14 (quatorze) funções de contribuidor do CRediT como segue: Conceitualização, Curadoria de dados, Análise Formal, Aquisição de financiamento, Investigação, Metodologia, Administração do projeto, Recursos, Software, Supervisão, Validação, Visualização, Redação - rascunho original e Redação - revisão e edição. As 14 (quatorze) funções estão disponíveis em https://credit.niso.org.

 

Conflito de interesse

Os autores deverão declarar se há algum conflito de interesses no momento da submissão do manuscrito. Caso não haja conflito de interesses, os autores deverão selecionar no formulário de submissão a opção: “Os autores declaram não haver conflito de interesses”; caso contrário, deverá ser especificado em “Comentários ao Editor”. Uma seção com a declaração de Conflito de Interesses deverá ser incluída após a seção de Declaração de autoria e contribuições dos autores.

 

Aspectos éticos

Artigos envolvendo pesquisa com seres humanos é obrigatório a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos – CEP e apresentação do número do processo. Artigos que não contenham a documentação de aprovação do CEP serão automaticamente rejeitados.