O ensino de Ciências da Natureza para autistas no município de Parnaíba-PI

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Camila A. Lima
Mariane C. C. Ayres
Iradenia S. Sousa

Resumo

O presente estudo objetivou investigar as metodologias de ensino utilizadas no ensino de Ciências da Natureza para alunos autistas no município de Parnaíba-PI. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa realizada na Associação de Mães e Amigos dos Autistas de Parnaíba (AMA-PHB) com professoras do Atendimento Educacional Especializado para Autistas, onde foram obtidas informações através de aplicações de formulário on-line, durante o mês de março do ano de 2021, devido ao período de pandemia. Através das respostas foi possível analisar as práticas pedagógicas mais significativas, onde os professores do atendimento falaram da importância do lúdico e o uso dos materiais concretos para facilitar a compreensão. As estratégias pedagógicas adotadas foram outro ponto destacado, quanto mais são planejadas, maiores são as chances de o professor atingir os objetivos traçados. Os maiores desafios destacados pelos professores são de criar situações que possam estabelecer uma comunicação e uma interação que ajude na aprendizagem, na prática pedagógica e na formação continuada. Podemos destacar que disponibilidade de material adaptado, qualificação dos profissionais e o cuidado com saúde e o emocional ajuda muito o professor no atendimento.

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Como Citar
LIMA, C. A.; AYRES, M. C. C.; SOUSA, I. S. O ensino de Ciências da Natureza para autistas no município de Parnaíba-PI. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 8, n. 1, p. 1–11, 2022. DOI: 10.51361/somma.v8i1.96. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/17. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos

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