Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os autores reconhecem que na sua obra não há plágios, fabricação de pesquisa, nem falsificação ou manipulação de dados.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. No caso do manuscrito ser oriundo de evento científico, os autores tem a obrigação de informar o evento (nome e link do site) onde foi apresentada a comunicação no processo de submissão do artigo no campo “comentários ao editor” do sistema. Se o artigo já foi avaliado (e rejeitado) em outra revista, o autor reconhece ter seguido os pareceres recebidos e as sugestões de melhora.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Doc, Docx, OpenOffice ou RTF. Para a padronização do manuscrito, utilizou-se o template da revista OU apresentou-se apenas o resumo, citações, referências, com fonte do corpo do texto Time New Roman, tamanho 12, com alinhamento justificado e espaçamento de 1,5 entre linhas, conforme Template disponível.
  • Todos os coautores concordam que esta é a versão final do documento assim como na sua submissão para avaliação e possível publicação nesta revista.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Critérios Gerais para a Aceitação de Textos Submetidos à Publicação:

Template para submissão de artigos

Os trabalhos serão selecionados de acordo com os seguintes critérios:

- Solidez científica;

- Originalidade;

- Atualidade;

- Adequação às normas de publicação da Revista.

Após a seleção inicial, realizada pelo editor, o material será enviado a dois membros do Conselho Editorial.

Dentro dos prazos selecionados eles devem dar suas opiniões sobre acessibilidade para publicação ou não.

Esta opinião será expressa da seguinte forma:

a) Aceito para publicação: o artigo será publicado em uma das próximas edições da Revista, de acordo com critério cronológico (data em que o artigo foi aprovado pela Revista) e critério de paginação.

b) Aceitação Condicional: um ou mais membros do Conselho Editorial sugerem modificações para que o artigo se encaixe nas normas do periódico, ou faça sugestões visando uma melhor compreensão do texto. Neste caso, o original é devolvido ao autor juntamente com as recomendações.

c) Rejeitados: nesta hipótese, os originais serão devolvidos ao autor, e as razões para a recusa serão explicadas.


DIRETRIZES BÁSICAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

1.: Os trabalhos científicos deverão ser escritos em português, e conter títulos e resumos dos artigos em inglês, e atender ao seguinte conteúdo e obrigatoriamente nesta ordem:

I) Título

II) Título na língua estrangeira escolhida pelo autor

III) Resumo (em Português)

IV) Palavras-chave (No máximo 5 (cinco) palavras)

V) Abstract (em Inglês)

VI) Keywords (maximum of 5 (five) words)

VII) Introdução (dividido em seções)

VIII)  Materiais e Métodos [Metodologia] (dividido em seções)

IX) Resultados e Discussão

X) Conclusão  e/ou Considerações Finais

XI) Referências (não numerada e em ordem alfabética) 

2.: O título do trabalho científico deve estar em português, inglês ou espanhol (título em língua estrangeira é obrigatório), centralizado na página, com letra maiúscula e em negrito;

3.: Os subtítulos, quando existirem, devem ser concisos e vir claramente indicados com letras maiúsculas e destacados em negrito;

5.: O trabalho científico deve conter ‘Resumo’ em português, ‘Abstract’ em inglês ou 'Resumen' em Espanhol, ressaltando objetivos, metodologia e síntese das Considerações Finais. Fonte times new roman, corpo 11, espaçamento simples (1,0);

6.: O trabalho científico deve indicar de três a cinco palavras-chave, podendo conter expressões representativas do tema, em português, inglês ou espanhol, se for o caso, refletindo as ideias elementares do texto e que possam auxiliar a pesquisa de terceiros interessados.

OUTRAS REGRAS DE FORMATAÇÃO:

7.: Os trabalhos científicos devem ser digitados e submetidos a formato .doc, posição vertical, fonte Times New Roman, corpo 12; alinhamento justificado (sem separação de sílabas, com espaçamento entre linhas de 1,5 cm).

8.: O parágrafo deve ter espaçamento posterior e anterior de 0 (zero) ponto. O recuo dos parágrafos devem ter 1,25cm.

9.: Quando for necessária a utilização de siglas e abreviaturas, estas deverão ser introduzidas entre parênteses, logo após o emprego do referido termo na íntegra quando do seu primeiro aparecimento no texto. A partir da primeira menção o autor poderá utilizar somente a sigla ou abreviatura. As siglas e abreviaturas inseridas em tabelas ou ilustrações devem possuir definição nas suas respectivas legendas.

 REFERÊNCIAS, CITAÇÕES E NOTAS:

10.: No trabalho científico o item denominado "Referências", deve seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT NBR 6023/2018). 

11.: As citações bibliográficas devem ser feitas de acordo com as normas da ABNT (NBR 10520), adotando-se preferencialmente o sistema autor - data. 

12.: As notas não bibliográficas devem ser colocadas no rodapé, utilizando-se de fonte tamanho 10, ordenadas por algarismos arábicos que deverão aparecer imediatamente após o segmento do texto ao qual se refere a nota. (Vide modelo)

13.: As citações textuais pequenas (de até três linhas) deverão ser inseridas no corpo do trabalho, entre aspas duplas e em itálico. As citações textuais longas (com mais de três linhas) devem ser destacadas em parágrafo independente com recuo de 4cm da margem esquerda, com corpo 11, espaçamento simples, sem aspas. (conforme NBR 10520)

Observações:

- Alguns itens a serem observados na digitação dos textos: aspas duplas somente para citações diretas no corpo de texto; itálico para palavras com emprego não convencional e para palavras estrangeiras, neologismos e títulos de obras e publicações.

- As citações devem obedecer à forma (Sobrenome do Autor, ano) ou (Sobrenome do Autor, ano, p. xx). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data (Sobrenome do Autor, Anoa, p. xx).

- As referências bibliográficas deverão conter exclusivamente os autores e os textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas da ABNT NBR6023. Quando for o caso, sempre indicar o nome do tradutor após o título do livro ou artigo.

Abaixo, alguns exemplos de como proceder:

Livro:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes com Abreviatura. Título do Livro: subtítulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

Capítulos de livros:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes com Abreviatura. Título do Capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes com Abreviatura. Título do Livro. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Páginas inicial e final.

Artigo de Periódicos:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes com Abreviatura. Título do Artigo: subtítulo. Título do Periódico, Número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, ano de publicação.

Teses e dissertações:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes com Abreviatura. Título: subtítulo. Ano. Número de folhas. Dissertação ou Tese (Mestrado em ou Doutorado em) – Nome do Programa, Nome da Universidade, Local, Ano.

Documento eletrônico:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes com abreviaturas. Título. Edição. Local: ano. N° de pág. ou vol. (série) (se houver). Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia mês (abreviado)., ano.

.

- Solicitamos que as normas acima sejam cuidadosamente seguidas; caso contrário, os textos enviados não serão considerados para avaliação.

 REGRAS GERAIS:

14.: Os trabalhos devem ser submetidos a uma revisão de linguagem, digitação e formatação;

15.: A Coautoria é limitada até o máximo de 8 (oito) autores;

16.: O trabalho científico deve ser submetido mediante prévio cadastro por um Autor principal. Os demais autores/coautores deverão realizar o cadastro, para fins de confecção exata da certificação após a publicação; 

17.: Após o processo de Revisão (na modalidade escolhida pelo Autor), a capa deve conter:

a) Título do artigo, que deve ser conciso e completo, descrevendo o assunto com termos que podem ser adequadamente indexados pelos serviços de recuperação de informações. A tradução do título para o inglês deve ser apresentada;

b) Nome completo de cada autor;

c) A instituição à qual cada autor está filiado, juntamente com o respectivo endereço;

d) Nome do Departamento e Instituição em que a pesquisa foi realizada, se houver;

e) Indicação do autor que será responsável pela correspondência, com endereço, número de telefone e correio eletrônico;

f) Se a pesquisa foi financiada, o nome da agência de fomento e o número do processo devem ser indicados;

g) Se o artigo se basear em uma dissertação, deve ser indicado o título, ano e instituição a que foi submetido;

h) Se o trabalho foi apresentado em reunião científica, o nome do evento, local e data devem ser indicados.

18.: Os trabalhos científicos são de responsabilidade exclusiva de seus autores. O conteúdo do trabalho assinado não reflete a opinião da Revista Científica Somma;

19.: Os envios dos trabalhos serão considerados participações voluntárias e gratuitas dos autores, com os direitos autorais cedidos para a Revista Científica Somma;

20.: Os autores devem preencher as condições de submissão especificadas nestas diretrizes;

21.: Os autores serão notificados sobre o processo da avaliação de seus artigos através de e-mail;

22.: As submissões que não estiverem de acordo com as diretrizes da revista, receberão os apontamentos para os devidos ajustes, devendo o(s) autor(es) submeter(em) o arquivo corrigido à nova Revisão (prazo de 48h).

 CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO:

23.: Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão pontuadas e encaminhadas aos autores para retificações ou nova submissão.

24.: A Publicação poderá ser recusada caso o Conselho Editorial da Revista Científica Somma, responsável pela seleção dos trabalhos científicos, caso não seja conveniente sua publicação, seja qual for o motivo. Este cancelamento não acarretará responsabilidade a qualquer título por parte do Conselho Editorial;

25.: Os Revisores, juntamente com o Conselho Editorial, reservam-se o direito de sugerir o texto - quando necessário, sem prejudicar o conteúdo -, com o objetivo de uniformizar a apresentação.

Tabelas:

As tabelas são digitadas com dupla espaçada e apresentadas no texto principal, numeradas consecutivamente com numerais árabes na ordem em que são mencionados. Eles devem ter um título acima deles, e os mesmos dados não devem ser repetidos em gráficos. Elas devem ser montadas de acordo com a orientação apresentada em:

- IBGE. Normas de apresentação tabular. Rio de Janeiro; 1993.

Devem ser evitadas linhas verticais ou inclinadas. As notas de rodapé referentes às tabelas devem ser restritas ao menor número possível. O número máximo de tabelas por artigo é 10. Acima desse número, a despesa adicional será de responsabilidade dos autores. Tabelas muito grandes, mesmo que contenham dados importantes, podem não ser aceitas. Neste caso, a possibilidade de fornecer os dados para o leitor deve ser informada em nota de rodapé. Se houver tabelas extraídas de obras publicadas, os autores devem ter permissão por escrito para reproduzi-las, e essa autorização deve ser enviada a revista juntamente com os manuscritos submetidos à publicação.

Figuras:

As ilustrações (fotos, desenhos, gráficos, etc.) devem ser numeradas consecutivamente em algarismos árabes na ordem em que aparecem no texto. Devem ser indicados como Figuras, e devem ser identificados dentro do texto por meio do número e título abreviado do papel. Legendas devem ser apresentadas. As ilustrações devem ser claras o suficiente para permitir sua reprodução em placas de 13 cm (largura da página). Se houver figuras extraídas de outros trabalhos publicados anteriormente, os autores devem ter a permissão por escrito para reproduzi-las, exceto documentos de domínio público. Esta autorização deve ser enviada à Revista juntamente com os manuscritos submetidos à publicação.

Abreviaturas:
Deve ser utilizado o formulário padronizado. Quando não é padronizado, eles devem ser precedidos pelo nome completo quando citado pela primeira vez. Quando aparecem em tabelas ou figuras, seu significado deve ser explicado quando não se sabe.

Abreviaturas não devem ser usadas no título e no resumo do artigo submetido

Não serão aceitos artigos sem o ID ORCID do pesquisador

Orientação quanto a inclusão do link para acesso ao ID ORCID ORCID logo® 

1º Passo acesse: ORCID

2º Passo: Faça seu registro como pesquisador, após concluir o registro copie e cole o ID ORCID completo* conforme solicitado na primeira folha do template para submissão de artigo.

*ID ORCID completo

O iD ORCID completo exibe o ícone iD antes de uma URL de registro ORCID completa.

Este é o formato preferido para links para registros ORCID.

ORCID logo https://orcid.org/0000-0001-2345-6789

Por que usar uma URL completa?
  • Exibir a URL completa do ORCID iD ajuda robôs e rastreadores de mecanismos de pesquisa a reconhecer o iD como uma URL solucionável.
  • Uma URL completa é simples para as pessoas copiarem, referenciarem ou vincularem à URL e compartilhá-la com outras pessoas.
  • O uso do padrão de URL familiar reforça que os IDs ORCID são um link persistente e um identificador persistente.
  • O protocolo https constrói confiança na segurança e privacidade dos iDs ORCID.
Para submissões a Revista Somma usar somente o formato de iD ORCID completo

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.