As práticas ambientais dos empreendimentos no balneário Calderão da cidade de Piripiri, PI

Conteúdo do artigo principal

Laíse do Nascimento Silva
Antônio José da Silva Nascimento
Hélder Danilo Silva
Valdivia Regina Medeiros Queiroz
Línnik Israel Lima Teixeira
Paulo César Lopes de Arruda

Resumo

A temática abordada versa sobre as práticas ambientais dos empreendimentos no balneário Caldeirão da cidade de Piripiri-PI, e as consequências causadas quando não há uma capacitação dos colaboradores, uma vez que, a questão ambiental é um dos principais coeficientes para o sucesso de qualquer empreendimento, entidade ou organização. Para isso levantou-se como problemática: Que práticas de Gestão Ambiental ocorrem nos empreendimentos do balneário Caldeirão? Objetivou-se analisar as ações e responsabilidades que os empreendimentos daquela região possuem com a sustentabilidade. Justificou-se como relevante, visto que buscou demonstrar à sociedade as inúmeras formas e consequências da ausência de responsabilidades ambientais e a inexistência de treinamentos dos colaboradores para com o meio ambiente. A metodologia foi de caráter descritivo quanto aos objetivos, pesquisa de campo no tocante ao procedimento técnico e apresenta-se com uma abordagem predominantemente quantitativa. Houve aplicação de um questionário semiestruturado contendo 13 questões em um universo de 16 empreendimentos de pequeno porte, na localidade Banda, com quantidade total 12 gestores como instrumento para coleta de dados. Tal instrumento abordou sobre o nível de conhecimento dos gestores sobre práticas ambientais e gestão de pessoas; desenvolvimento de práticas ambientais, além do treinamento e capacitação.  Conclui-se com esta pesquisa que mesmo sem um conhecimento teórico amplo, os empreendimentos, possuem preocupações com as práticas ambientais. Nos resultados obtidos, a maioria declarou praticar coleta seletiva e economia da água. Com relação à Gestão de Pessoas, os empreendimentos têm como funcionários os familiares e o treinamento ocorre internamente, porém, existem instituições que ofertam capacitação como o SEBRAE.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA , L. do N.; NASCIMENTO, A. J. da S.; SILVA, H. D.; QUEIROZ, V. R. M.; TEIXEIRA, L. I. L.; ARRUDA, P. C. L. de. As práticas ambientais dos empreendimentos no balneário Calderão da cidade de Piripiri, PI. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 4, n. 2, p. 26–35, 2018. DOI: 10.51361/somma.v4i2.119. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/119. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos

Referências

AÇUDE Caldeirão 'sangra' ao atingir sua capacidade máxima em Piripiri. Disponível em: http://Açude Caldeirão 'sangra' ao atingir sua capacidade máxima em Piripiri. Acesso em: 20 jun. 2017.

AÇUDE Caldeirão. Disponível em: http://www.dnocs.gov.br/barragens/caldeirão/caldeirao.htm>. Acesso em: 20 jun. 2017.

COELHO, Ana Claudia Linhares. A degradação Ambiental no entorno do açude de Bodocongó. Campina Grande, 2013. Trabalho de conclusão de curso (TCC). (Licenciatura em Geografia). Coordenação de graduação, Universidade Estadual da

Paraíba. Disponível em: <http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3191/1/PDF%20-%20Ana%20Claudia%20Linhares%20Coelho.pdf>.Acesso em: 15 de jun. 2017.

COOPER, Chris; FLETCHER, John; FYALL, Alan. Turismo: princípios e prática. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.

CONDUTA, termo de ajustamento Num. 1/2010. Disponível em: http://www.mppi.mp.br/internet/phocadownload/meioambiente/tac%20caldeiro%20piripiri.pdf . Acesso em 12 jun. 2017.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

DONAIRE, Denis. Gestão Ambiental na empresa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

DIAS, Reinaldo. Gestão Ambiental: Responsabilidade social e Sustentabilidade. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

DNOCS, PIRIPIRI. Departamento Nacional de Obras Contra as Secas. Acesso em: 15 junho 2017.

FERREIRA, Ana Raquel Pinto Guedes. A história do movimento ambientalista: A sua trajetória no Piauí. Teresina, 2008. Dissertação (mestrado em Desenvolvimento e meio ambiente). Programa Regional de pós-graduação de desenvolvimento em meio ambiente, Universidade Federal do Piauí. Disponível em: <http://livros01.livrosgratis.com.br/cp105273.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2017.

FERREIRA, Roberta Celestino; LOPES, Wilza Gomes Reis; ARAÚJO, José Luís Lopes. A água como suporte para atividades de lazer e turismo: Possibilidades e limitações da barragem Piracuruca no estado do Piauí (brasil). Revista Raega, Curitiba, n 25, p. 134-163, 2012. Disponível em: <http://revistas.ufpr.br/raega/article/view/28007/18640>. Acesso em 18 jun. 2017.

FIGUEIREDO, Antônio Macena; SOUZA, Soraia Riva Goudinho de. Como elaborar projetos, monografias, dissertações e teses: da redação científica a apresentação do texto final. 4. ed. Rio de Janeiro: lumen juris, 2011.

HANASHIRO, Darcy Mitiko Mori; TEIXEIRA, Maria Luisa Mendes; ZACCARELLI, Laura Menegon. Gestão do Fator Humano: Uma visão baseada em Stakeholders. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

MAPA de Açude Caldeirão, Piauí, Piripiri, Piripiri. Disponível em: <http://mapasamerica.dices.net/brasil/portugues/mapa.php?nombre=Açude-Caldeirão&id=64793>. Acesso em: 22 jun. 2017.

SOUSA, José Tavares de. Tratamento de Águas Residuárias: Uma Proposta para a Sustentabilidade Ambiental. Revista de Biologia e Ciências da Terra. Suplemento Especial - Número 1 2º Semestre 2006. Disponível em: eduep. uepb.edu. br. Acesso em: 2 jun. 2017.

TACHIZAWA, Takeshy. Gestão Ambiental e responsabilidade social e corporativa. 7° ed. São Paulo: Atlas, 2011.

You tube. Piripiri, Piaui, Açude Caldeirão, Balneário Águas Espraiadas Vídeo (3min55s). Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=I1JQiJWyeX4>. Acesso em: 2 jun. 2017.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)