Sustentabilidade empresarial as ações sustentáveis em empresas do munícipio de Crateús/CE

Conteúdo do artigo principal

Leila Maria Ferreira de Lima
Linnik Israel Lima Teixeira
Maria Elias Soares
Marcos Antonio Cavalcante de Oliveira Júnior

Resumo

O presente estudo tem por objetivo investigar ações e percepções sobre sustentabilidade utilizadas em empresas no município de Crateús no Estado do Ceará. O estudo foi embasado em autores como Gil (1999) e Barbiere (2009). A pesquisa classifica-se como exploratória, descritiva, documental e também pesquisa de campo com empresas que fazem utilização de algumas práticas sustentáveis. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com os gestores das empresas e por documentos fornecidos por elas. A análise dos resultados revela que os gestores enxergam o conceito de sustentabilidade apenas em sua dimensão ambiental, porém, suas ações também alcançam a dimensão social. As ações praticadas também variam quanto à sua extensão, que em parte são influenciadas pelo conceito deles sobre o assunto. A motivação para as ações varia entre as empresas, desde conquistar boa imagem perante os clientes, melhorar a comunidade ao redor ou influências institucionais. Pode-se concluir que as atitudes sustentáveis desenvolvidas são relevantes para o contexto regional, mas necessitam, à exceção da empresa C, integrar estrategicamente os objetivos organizacionais. Esta pesquisa contribui com o conhecimento do tema aplicado à região e recomenda pesquisas que relacionem a influência do poder público na responsabilidade ambiental da região.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
LIMA, L. M. F. de; TEIXEIRA, L. I. L.; SOARES, M. E.; OLIVEIRA JÚNIOR, M. A. C. de. Sustentabilidade empresarial: as ações sustentáveis em empresas do munícipio de Crateús/CE. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 4, n. 2, p. 36–47, 2018. DOI: 10.51361/somma.v4i2.120. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/120. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Artigos

Referências

BARBIERI, José Carlos; CAJAZEIRA, Jorge Emanuel Reis. Responsabilidade social empresarial e empresa sustentável: da teoria à prática. São Paulo: Saraiva, 2009.

DIAS, Reinaldo. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. São Paulo: Editora Atlas, 2006.

FURTADO, Jorge Salvador. Sustentabilidade empresarial: guia de práticas econômicas, ambientais e sociais. Salvador: NEAMA/CRA, 2005.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas,1999.

¬¬ GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

NICOLAU, Marcos. Metodologia do Trabalho Científico. Disponível em: <http://www.insite.pro.br/elivre/metdologia_conceitos_topicos.pdf.>. Acesso em: 19 jul. 2017.

PEREIRA, A. et al. Logística reversa e sustentabilidade. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

SAVITZ, A. W.; WEBER, K. A linha de fundo tripla: como as empresas de melhor desempenho de hoje estão conseguindo sucesso econômico, social e ambiental e como você também pode. San Francisco: John Willey & Sons, 2006.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)