Resíduos sólidos gerados por comensais em restaurante institucional do IFPI e seus impactos

Conteúdo do artigo principal

Cristiana Galeno da Costa Pereira
Juliana Paz Matias
Marcello Holanda de Andrade
Mirella Thaís Araújo Santos
Nylemar Gonçalves Nascimento
Patrícia Santos da Silva

Resumo

O desperdício de alimentos é fator de suma importância na Unidade de Alimentação e Nutrição sendo imprescindível realizar estudo deste indicativo através das sobras e restos alimentares a fim de verificar o desempenho da unidade, a visão do comensal em relação ao cardápio oferecido além dos custos gerados. O objetivo do presente estudo é avaliar a dimensão do resto-ingestão produzido no refeitório institucional. Esta pesquisa, de caráter transversal, foi desenvolvida em uma UAN do Instituto Federal do Piauí, Campus Piripiri no início do segundo semestre letivo de 2018, nos meses de agosto, setembro e outubro. O acompanhamento do desperdício de alimentos pelos comensais aconteceu por um período de 30 dias, de segunda à sexta-feira (exceto feriados). Para obtenção dos resíduos foram pesados os restos dos alimentos jogados no lixo pelos comensais durante um período de trinta dias. Encontrou-se um índice de desperdício muito acima do aceitável pela literatura, chegando a um total de 297,80 kg, sendo em média quase 10 kg diários e em relação aos dados per capita, aproximadamente 56 gramas de comida foram descartados. Conclui-se que é necessário a realização de ações educativas constantes de conscientização ao público alvo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
PEREIRA, C. G. da C.; MATIAS, J. P.; ANDRADE , M. H. de; SANTOS, M. T. A.; NASCIMENTO, N. G.; SILVA, P. S. da. Resíduos sólidos gerados por comensais em restaurante institucional do IFPI e seus impactos. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 5, n. 1, p. 127–134, 2019. DOI: 10.51361/somma.v5i1.146. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/146. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ABREU, E.S.; SPINELLI, M.G.N.; SOUZA PINTO, A.M. Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição: um modo de fazer. 6. ed. São Paulo: Metha, 2016,392p.

FAO. Food Wastage Footprint Impacts on natural resources. Food Agriculture Organiziton; 2013.

MELLO, A. G. et al. Avaliação do desperdício de alimentos em Unidade de Alimentação e Nutrição localizada em um clube da cidade do Rio de Janeiro. Revista Higiene Alimentar, v. 25, n. 200/201, p. 33-39, 2011.

MEZOMO, I. F. B. Os Serviços de Alimentação – Planejamento e Administração. Barueri: Manole. 1ª ed. 2002. 420p.

MÜLLER, P. C.; OLIVEIRA, A. B. A. Avaliação do desperdício de alimentos na distribuição do almoço servido para os funcionários de um hospital público de Porto Alegre (RS), 2008.

RABELO, Natália de Miranda Luciano; ALVES, Thereza Cristina Utsunomiya. AVALIAÇÃO DO PERCENTUAL DE RESTO-INGESTÃO E SOBRA ALIMENTAR EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO INSTITUCIONAL.Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial, Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p. 2039-2052, jan./jun. 2016

VAZ, C. S. Restaurantes – Controlando custos e aumentando lucros. Brasília, Ed. LGE, 2006, 196 p.