A Psicologia escolar na Educação Profissional e Tecnológica Contribuições para a formação integral do estudante.
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A psicologia escolar é uma área de conhecimento que tem firmado seu papel como um dos muitos atores envolvidos na construção de um processo educativo exitoso que promova a formação cidadã desses sujeitos de aprendizagem. Ao adentrar na Educação Profissional e Tecnológica, a psicologia assume o papel de contribuir com o processo de formação integral, um dos pilares dessa modalidade educacional. O presente artigo objetiva identificar como a psicologia escolar tem atuado dentro da Educação Profissional e Tecnológica para colaborar na formação integral do estudante. Usou-se como método uma revisão narrativa e compreensiva de estudos sobre a atuação da psicologia nessa modalidade de ensino. Dentre os resultados, temos relatos que mostram que a psicologia atua desde o processo de ingresso e acolhimento na instituição, no desenvolvimento de habilidades que envolvem desde o processo de aprender quanto habilidades sociais e para a vida, mostrando que essa atuação vem firmando seu papel como mediador de uma formação integral a esse estudante.
Métricas
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Referências
ALENCAR, E. R. D.; SÁ, I. R. M. R. Boas Vindas, Técnico: Acolhimento e prevenção ao bullying escolar. In: NEGREIROS, F.; SOUZA, M. P. R. (org.) Práticas em psicologia escolar: do ensino técnico ao superior. Teresina: EDUFPI, v. 2. 2017. p. 15-31.
ALVES, H. C. O. Intervenção em grupo no contexto escolar: uma forma de prevenir e promover saúde mental. In: NEGREIROS, F.; SOUZA, M. P. R. (org.) Práticas em psicologia escolar: do ensino técnico ao superior. Teresina: EDUFPI, 2017. v. 3. p. 136-146.
BITTENCOURT, A. L. P.; SGUALDI, M. I. D. Práticas Meditativas na escola. In: NEGREIROS, F.; SOUZA, M. P. R. (org.) Práticas em psicologia escolar: do ensino técnico ao superior. Teresina: EDUFPI, v. 2. 2017. p. 117-130.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria Executiva. Ofício Circular nº 015/2005/CGGP/SAA/SE/MEC. Brasília, 2005.
BRASIL. MEC/SETEC/GT. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação
Profissional Técnica de Nível Médio em debate – Texto para Discussão, 2010, p. 42.
CASTRO, G. D. Artesanato e multiplicidade do fazer em psicologia escolar: atuação no desenvolvimento dos sujeitos e na aprendizagem. In: NEGREIROS, F.; SOUZA, M. P. R. (org.) Práticas em psicologia escolar: do ensino técnico ao superior. Teresina: EDUFPI, v. 4. 2017. p. 20-35.
CHAVES, N. M. Habilidades Sociais e o Contexto Educacional: Uma Análise da Psicologia no IFB/Campus Taguatinga Centro. In: NEGREIROS, F.; SOUZA, M. P. R. (org.) Práticas em psicologia escolar: do ensino técnico ao superior. Teresina: EDUFPI, v. 4. 2017. p. 106-121.
DAVID, M. M. Atuação da psicologia escolar no Instituto Federal de Goiás: concepções e práticas. 2017. 138p. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-graduação Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde). Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
FEITOSA, L. R.C.; MARINHO-ARAÚJO; C. M. O papel do psicólogo na educação profissional e tecnológica: contribuições da Psicologia Escolar. Estudos de Psicologia, v. 35, n. 2, p. 181-191, 2018.
FERREIRA, S. A.; AZEVEDO, R. Orientação profissional e formação humana integral na educação profissional técnica de nível médio. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 4, n. 1, 2020 – Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. p. 107-129.
FERRO, A. S.; ANTUNES, A. A. Plantão psicológico: a construção de um "pro-jeto" sobre as vicissitudes humanas no espaço educacional, narrando a intertextualidade de uma experiência psicológica no Instituto Federal de Goiás. Revista EIXO, v. 4, n. 1, p. 75-80, 2015.
JORGE, J. P. Psicologia Escolar e Educação Profissional e Tecnológica: uma prática em construção. In: NEGREIROS, F.; SOUZA, M. P. R. (org.) Práticas em psicologia escolar: do ensino técnico ao superior. Teresina: EDUFPI, v. 1. 2017, p. 35-52.
LIMA, T. B. C.; ALENCAR, E. R. D.; SOUSA, S. T. A. Orientação profissional: escolhas possíveis. In: NEGREIROS, F.; SOUZA M. P. R. (org.) Práticas em psicologia escolar: do ensino técnico ao superior. Teresina: EDUFPI, v. 1. 2017, p. 158-170.
OLIVEIRA, C. B. E.; MARINHO-ARAÚJO, C. M. Psicologia escolar: cenários atuais. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 9, n. 3, p. 648- 663, 2009
OLIVEIRA, R. C. N. Avaliação do Serviço de Psicologia da Assistência Estudantil do Instituto Federal do Ceará. 2017.109p. Dissertação de Mestrado (Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
PAES, R. S. S. Z.; BARCELOS, J. L. P. B. Permanência Escolar: Contribuições do trabalho da psicologia na Coordenação de Assistência Estudantil. In: NEGREIROS, F; SOUZA, M. P. R. (org.) Práticas em psicologia escolar: do ensino técnico ao superior. Teresina: EDUFPI, v. 4. 2017. p.51- 64.
PACHECO, E. Fundamentos político-pedagógicos dos institutos federais: diretrizes para uma educação profissional e tecnológica transformadora. Natal: IFRN, 2015.
PEREIRA, C. G. C. Trabalhando sexualidade na escola – relato de uma experiência no IFPI- Campus Piripiri. In: NEGREIROS, F.; SOUZA, M. P. R. (org.) Práticas em psicologia escolar: do ensino técnico ao superior. Teresina: EDUFPI, v. 1. 2017. p. 171-182.
PEREIRA, L; SOUSA, A. A.; SILVA, V. F. Semana da Acolhida: relato de experiência de uma construção coletiva do IFMG campus Ribeirão das Neves. In: NEGREIROS, F.; SOUZA, M. P. R. (org.) Práticas em psicologia escolar: do ensino técnico ao superior. Teresina: EDUFPI, v. 2. 2017. p. 48-62.
RAMOS, M. N. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. – (Coleção formação pedagógica; v. 5).
TORRES, C. O desenvolvimento de habilidades de estudo como possibilidade de ampliação da aprendizagem. In: NEGREIROS, F.; SOUZA, M. P. R. (org.) Práticas em psicologia escolar: do ensino técnico ao superior. Teresina: EDUFPI, v. 1, 2017. p. 114-128.
TRIGUEIRO, E. S. O. Projeto Educação para a Vida – Um relato de experiência. In: NEGREIROS, F.; SOUZA, M. P. R. (org.) Práticas em psicologia escolar: do ensino técnico ao superior. Teresina: EDUFPI, v. 2. 2017. p. 63-77.