Percepção discente sobre a abordagem da temática resíduos sólidos em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

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Clarissa Maria Brito Lima
Kleiton Rocha Saraiva
Márcio Aurélio Carvalho de Morais
Layara Campelo Reis
Jeferson Luís Marinho Carvalho
José de Lima Albuquerque

Resumo

Objetivou-se demonstrar a percepção ambiental de discentes de um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, do IFMA - Campus Coelho Neto em relação aos resíduos sólidos e a problemática envolvida principalmente devido ao descarte indevido e ao consumo desenfreado que leva ao aumento exorbitante de resíduos gerados, bem como compreender como essa temática tem sido abordada no processo de ensino. Os dados foram coletados por meio de um questionário contendo 11 perguntas objetivas, de múltipla escolha, aplicado a 48 alunos de duas turmas do 3º ano do Curso Técnico em Informática, de forma on-line devido à pandemia de COVID-19. A abordagem foi de natureza quanti-qualitativa. Para a análise dos resultados utilizou-se a estatística descritiva. Os resultados demonstram que os discentes possuem conhecimento sobre pontos importantes envolvendo a questão dos resíduos sólidos como conceito, coleta seletiva, reciclagem, destinação e disposição final correta dos resíduos, importância do trabalho dos catadores de materiais recicláveis, entretanto, boa parte não realiza a separação dos resíduos na escola e nem em suas residências, ou seja, não praticam a coleta seletiva, demonstrando assim que se faz necessário desenvolver um processo mais efetivo e eficiente de sensibilização ambiental escolar, a fim de que se tenha a formação de indivíduos críticos e que realmente realizem ações efetivas no combate a esse problema ambiental.

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Como Citar
LIMA, C. M. B.; SARAIVA, K. R.; MORAIS, M. A. C. de; REIS, L. C.; CARVALHO, J. L. M.; ALBUQUERQUE, J. de L. Percepção discente sobre a abordagem da temática resíduos sólidos em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 9, n. 1, p. 1–21 (e040923), 2023. DOI: 10.51361/somma.v9i1.68. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/68. Acesso em: 26 set. 2023.
Seção
Artigos

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