Da alfabetização aos novos letramentos Breve percurso histórico em âmbito nacional brasileiro
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Resumo
Desde a década de 80, o termo Letramento está em voga no Brasil e atualmente os estudos se ampliaram, dando origem aos Novos Letramentos. A partir disso, evidenciamos que o presente trabalho se propõe a apresentar os estudos acerca dos Novos Letramentos, sob uma perspectiva histórica, realizando um passeio pelas raízes e origens dessa área. Para realizar as discussões nesse estudo, utilizamos como principais fontes teóricas autores como Kleiman (1995, 2005); Rojo (1998, 2012, 2013, 2019); Rojo e Moura (2012, 2019); Soares (1998, 2009); Tfouni (1988, 1995); Lankshear; Knobel (2003, 2006, 2007, 2010, 2011), entre outros. A metodologia empreendida neste estudo está pautada na revisão bibliográfica em que consultamos diversos materiais que discutem sobre o percurso histórico dessa área, levando em consideração desde a temática do Letramento em si até os estudos que versam sobre os Novos Letramentos. Diante da análise realizada, foi possível inferir que os Novos Letramentos, apesar de se tratar de uma temática nova e ainda pouca pesquisada, têm muito a contribuir para o ensino e o seu caráter inovador possibilita a cultura do remix e da hibridação, permitindo que o aprendizado se concretize por meio das novas tecnologias e do novo ethos.
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