A Prática pedagógica da feira de ciências integrada aos componentes curriculares do ensino fundamental II na escola Família Agrícola Santa Ângela (EFASA)
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Resumo
A Escola Família Agrícola Santa Ângela (EFASA) tem como diferencial sua clientela, o aluno que mora no campo, e, por esse motivo, tem um olhar diferenciado sobre as formas de ensino nos componentes de ciências da natureza proporcionadas para este público. Neste sentido, o trabalho teve como objetivo descrever a realização e exposição de uma feira de ciências na escola EFASA, investigar o impacto da feira de ciências e suas contribuições no processo ensino-aprendizagem por meio das atividades desenvolvidas nesta feira. Foram aplicados questionários on-line via WhatsApp e as perguntas foram respondidas após esclarecimento e assinatura do Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE) pelos alunos e Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE) por seus respectivos responsáveis legais. Os resultados adquiridos foram organizados em gráficos e tabelas. As respostas dos estudantes foram categóricas para verificar que a feira de ciências pode contribuir positivamente como uma experiência de aquisição do conhecimento das ciências e foi caracterizada como atividade prática. Os resultados mostraram que os alunos agiram de forma conjunta e organizada para repassar, produzir e adquirir conhecimento durante a feira de ciências. Assim, a feira de ciências poderia funcionar como estratégia pedagógica de ensino em ciências no qual proporcionaria uma aprendizagem prática de contextualização e interdisciplinaridade entre os componentes curriculares de ciências da natureza, geografia e matemática.
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