A alienação negra em face da perda de sua identidade cultural, em O batizado, de Cuti

Conteúdo do artigo principal

Hannah Isabel S. A. Silva

Resumo

O presente trabalho propõe o estudo do conto O batizado, de Cuti. O referido conto faz parte da coletânea Cadernos Negros: Os melhores Contos, publicada em1998. Neste sentido, a proposta do trabalho busca historicizar o surgimento dos Cadernos Negros, bem como, a sua importância no cenário literário, com ênfase na literatura afro-brasileira. Além disso, procuramos demarcar no conto, a alienação de alguns personagens diante da sua negação como ser negro e de sua identidade cultural, tendo como aporte teórico, as concepções de Frantz Fanon sobre mascaramento da raça e de Kabengel e Munanga sobre a identidade negra, dentre outros.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, H. I. S. A. A alienação negra em face da perda de sua identidade cultural, em O batizado, de Cuti. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 2, n. 2, p. 135–143, 2016. DOI: 10.51361/somma.v2i2.53. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/53. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos

Referências

BROOKSHAW, David. Raça e cor na literatura brasileira. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1983.

CUTI. O batizado. In: Cadernos Negros: Os melhores Contos. São Paulo: Quilombhoje, 1998.

CUTI. Negroesia. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.136 p.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

MUNDIN, Rosa Maria Santos. Conquista da palavra e voz: a busca de uma identidade nos contos dos Cadernos negros. In: FERREIRA, Elio;

MENDES, Algemira de Macedo (Org). Literatura afrodescendente: memória e construção de identidades. São Paulo: Quilombhoje, 2011.

SANTIAGO, Silviano. Uma Literatura nos trópicos. São Paulo, Perspectiva, 1978.