Determinação estatística da temperatura e umidade relativa do ar na cidade de Picos-PI com o uso do Arduino

Conteúdo do artigo principal

Francisco Diasis Vieira de Araujo
Ítalo Marcos de Lima
Ivanildo Lima Bandeira

Resumo

O presente artigo tem como objetivo mostrar a determinação estatística da temperatura e umidade relativa do ar na cidade de Picos - PI, utilizando um sistema de aquisição de dados de baixo custo desenvolvido com base na plataforma Arduino. Realizou-se a coleta dos dados nas dependências do Instituto Federal do Piauí Campus Picos, local onde foi instalado o sistema. A análise mostrou uma grande aproximação dos dados quando comparados com os oficiais, provando a eficácia do sistema, assim como, os pontos que precisam ser melhorados.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
ARAUJO, F. D. V. de; LIMA, Ítalo M. de; BANDEIRA, I. L. Determinação estatística da temperatura e umidade relativa do ar na cidade de Picos-PI com o uso do Arduino. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 3, n. 1, p. 128–138, 2017. DOI: 10.51361/somma.v3i1.96. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/96. Acesso em: 28 abr. 2024.
Seção
Artigos

Referências

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instituto Nacional de Meteorologia. Rede de Estações Meteorológicas Automáticas do INMET. Disponível em:<http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=estacoes/estacoesautomaticas>. Acesso em 10 jun. 2015.

MOKARZEL, Fabio Carneiro; SOMA, Nei Yoshihiro. Introdução a Ciência da Computação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

MARENGO, José A. Mudanças climáticas globais e seus efeitos sobre a biodiversidade: caracterização do clima atual e definição das alterações climáticas para o território brasileiro ao longo do século XXI. Brasília: MMA, 2006. Série Biodiversidade, v. 26.

MCROBERTS, Michael. Arduino básico. São Paulo: Novatec Editora, 2011.

NEVES, Geraldo A. Rodrigues. Desenvolvimento de Estação Micrometeorológica com Armazenamento de Dados. 2011. 41 f. Dissertação (Mestrado em Física Ambiental) – Universidade Federal do Mato Grosso, Mato Grosso, 2011.

SILVA, Mário Adelmo Varejão. Meteorologia e Climatologia. Versão digital 2. Recife, 2006.