O estudo da queda livre no ensino médio história e experimentos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo resulta do projeto de pesquisa: O Estudo da queda livre dos corpos no Ensino Médio: História e experimentos, com o objetivo de apresentar os resultados de uma abordagem sobre a queda livre numa perspectiva histórica do conhecimento e da experimentação. A pesquisa motivada no âmbito da Disciplina Pesquisa no Ensino da Física, do curso de Licenciatura em Física do IFPI/Campus Angical é exploratória, com abordagem qualitativa e descritiva, envolvendo a realização de oficinas, aplicação de testes com alunos do Ensino Médio das escolas públicas estaduais das cidades de Água Branca e Regeneração do Piauí.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Referências
BEN-DOV, Yoav. Convite à física. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996. (Ciência e cultura).
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf>. Acesso em: 16 abr 2016.
BRENNAN, Richard P. Gigantes da física: uma história da física moderna através de oito biografias. Rio de Janeiro: Zahar, 2000. (Ciência e Cultura).
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física: volume 1: mecânica. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
LUZ, Antônio Máximo Ribeiro. Física: volume 1. São Paulo: Scipione, 2005. p. 193.
MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2006.
SOUZA FILHO, M.P.de. et al. A construção do conceito sobre a queda livre dos corpos por meio de atividades investigativas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E CIÊNCIA, 8., 2009, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2009. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1408.pdf>>. Acesso em: 16 maio 2016.