Desafios e soluções para o ensino de Química em turmas do Ensino Médio no município de Cocal/PI durante a pandemia da Covid-19

Conteúdo do artigo principal

Sandyelle Souza Nascimento
Rejane Fontenele Sousa
Thiciana Silva Sousa Cole

Resumo

Este trabalho objetivou investigar como os professores de química e os alunos do ensino médio do município de Cocal/PI se adequaram ao Ensino Remoto Emergencial (ERE), buscando apontar os principais desafios encontrados nesse cenário educacional. A pesquisa foi um estudo qualitativo-quantitativo, desenvolvido em escolas da rede pública, e o público foi 10 professores e 170 alunos. Para a coleta de dados utilizamos dois questionários, que investigaram a realidade dos docentes e discentes, bem como as possíveis metodologias adotadas no ensino de química durante o ERE. Constatou-se que o desinteresse dos alunos pelas aulas e a ausência de internet de qualidade para uso dos mesmos foram os principais desafios relatados pelos professores. Recursos como vídeo aulas experimentais, laboratórios virtuais e atividades lúdicas foram pouco utilizados. A maioria dos alunos se sentiu prejudicada pelo ERE, enfrentaram problemas de acesso à internet de qualidade, dificuldades de concentração para estudar e realizar as atividades escolares.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
NASCIMENTO, S. S.; SOUSA, R. F.; COLE, T. S. S. Desafios e soluções para o ensino de Química em turmas do Ensino Médio no município de Cocal/PI durante a pandemia da Covid-19. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 9, n. 1, p. 1–16 (e080923), 2023. DOI: 10.51361/somma.v9i1.176. Disponível em: https://revistas.ifpi.edu.br/index.php/somma/article/view/176. Acesso em: 11 dez. 2023.
Seção
Artigos

Referências

BASSOLI, D. A.; SILVA, E.; ROMEIRO, A. E. Ensino por meio de laboratórios virtuais durante a pandemia de Covid-19: estudo de caso sobre inclusão digital no estado do alagoas. Revista de Educação da Unina, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 69-88, 2022.

BARROS, F. C.; VIEIRA, D. A. P. Os desafios da educação no período de pandemia / The challenges of education in the pandemic period. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 826-849, 2021.

BERNARDIN, J. S. C.; OLIVEIRA, E. A. R.; MIRANDA, A. F.; CARVALHO, J. W. P. Remote teaching in the Covid-19 pandemic and the challenges and opportunities in the view of teachers from schools in the interior of Mato Grosso. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e52211125239, 2022.

BORBA, R. C. N.; TEIXEIRA, P. P.; FERNANDES, K. O. B.; BERTAGNA, M.; VALENÇA, C. R.; SOUZA, L. H. P. Percepções docentes e práticas de ensino de ciências e biologia na pandemia: uma investigação da Regional 2 da SBEnBio. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 153-171, 2020.

CAVALCANTE, L. V. O youtube como ferramenta de aprendizagem da matemática. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Matemática). João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2021. 41p.

CESANA, V. B.; DURÃES, F. D.; CARDOSO, V. C. Investigações sobre o WhatsApp nos processos de ensino e de aprendizagem: refletindo sobre o uso das tecnologias digitais durante a pandemia da COVID-19. Kiri-Kerê-Pesquisa em Ensino, n. 12, p. 154-178, 2022.

CONDE, I. B.; JUNIOR, S. G. J.; SILVA, M. A. M.; VERAS, K. M. Percepções de professores de química no período da pandemia de COVID-19 sobre o uso de jogos virtuais no ensino remoto. Research, Society and Development, v. 10, n. 10, p. e550101019070-e550101019070, 2021.

CRUZ, E. P. U.; SALCÁN, N. J. S.; RIOFRIO, M. C. O. Actividades Experimentales Utilizando Simuladores Virtuales para el Aprendizaje de Química en Tiempos de Pandemia por Covid-19. Chakiñan, Revista de Ciencias Sociales y Humanidades, n. 17, p. 123-137, 2022.

FONSECA, G. C.; SILVA, J. V. F. S.; ARANTES, A. L. M.; LIMA, I. F.; ALMEIDA, V. H. C.; PANIAGO, R. N. The voices of high school students about emergency remote teaching: possibilities and challenges in learning. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 8, p. e32210817436, 2021.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Demográfico 2010. Panorama da cidade de Cocal/PI. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/panorama. Acesso em: 10 out. 2022.

LEONÍDIO, A. R. A.; RUELA, G. A.; NASCIMENTO, D. L. Estudar e aprender no ensino remoto em contexto de pandemia: percepções de estudantes de uma instituição do norte do Brasil. Revista Thema, v. 21, n. 2, p. 374-386, 2022.

LEHMANN, L. M. S.; PARREIRA, A. Instrumentos inovadores de aprendizagem: uma experiência com WhatsApp. Revista Lusófona de Educação, v. 43, n. 33, p. 75-89, 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/349/34959264006/html/. Acesso em: 10 out. 2022.

LINS, L. S. A ludicidade no ensino remoto: contribuições ao processo de alfabetização de crianças do 1º ano de uma escola pública do município de Parintins-AM, 2021. p.29. Disponível em: https://riu.ufam.edu.br/bitstream/prefix/6051/4/TCC_LeiaLins.pdf. Acesso em: 10 out. 2022.

MARIANO, L. D. M. E. S.; SILVA, D. F. N.; OLIVEIRA, L. C. D.; PAULA, M. S. D. S.; CUNHA, N. R. R. A. Considerações a respeito dos principais desafios de docentes e discentes nas aulas remotas em tempos de pandemia. In: Anais [...] Semana de Formação Pedagógica e Atualização de Práticas Docentes da Faculdade Evangélica de Rubiataba, v. 1, n. 1, p. 1-8, 2021.

PAGEL, U. R.; CAMPOS, L. M.; BATITUCCI, M. C. P. Metodologias e práticas docentes: Uma reflexão acerca da contribuição das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem de biologia. Experiências em ensino de ciências, v. 10, n. 2, p. 25, 2015.

RODRIGUES, V. V. S. O ensino remoto emergencial durante a pandemia sob olhar discente: desafios enfrentados. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Sul de Santa Catarina, 2021. f.14.

RODRIGUES, N. C.; SOUZA, N. R.; PATIAS, S. G. O.; CARVALHO, E. T.; CARBO, L.; SANTOS, A. F. S. Digital teaching resources for teaching Chemistry during the Covid-19 pandemic. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 4, p. e22710413978, 2021.

SANTOS, A. S.; DANTAS, V. R.; GONÇALVES. A. B. V.; HOLANDA. B. M. W.; BARBOSA. A. A. G. O uso das ferramentas digitais no ensino remoto acadêmico: desafios e oportunidades na perspectiva docente. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2020, Campina Grande. Anais [...] Campina Grande, 2020.

SANTOS, D. S. Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs): uma abordagem no ensino remoto de Química e Nanotecnologia nas escolas em tempos de distanciamento social. Revista Latino-Americana de Estudos Científico, v. 2, n. 7, p. 15-25, 2021.

SCHNEIDER, E. M.; FUJII, R. A. X.; CORAZZA, M. J. Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências. Revista Pesquisa Qualitativa, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 569-584, 2017. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/157/100. Acesso em: 10 out. 2023.

SILVA, A. C. O.; SOUSA, S. A.; MENEZES, J. B. F. O ensino remoto na percepção discente: desafios e benefícios. Dialogia, n. 36, p. 298-315, 2020.

SOUZA, E. P. Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 17, n. 30, p. p. 110-118, 2020.

SOUSA, F. V. P.; MOURA, A. S. B. O lúdico como instrumento metodológico no ensino remoto. Revista ensino em Perspectivas, v. 2, n. 4, p. 1-10, 2021.

VALENTE, G. S. C.; MORAES, E. B.; SANCHEZ, M. C. O..; SOUZA, D. F.; PACHECO, M. C. M. D. Remote teaching in the face of the demands of the pandemic context: Reflections on teaching practice. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 9, p. e843998153, 2020.

VALE, L. M. Aulas Remotas e as Ferramentas do Google. Portal Eletrônico Fluência Digital, v. 28, n. 08, 2020. Disponível em: https://fluenciadigital.net.br/blog/aulas-remotas-e-as-ferramentas-do-google/. Acesso em: 10 out. 2022.

ZEFERINO, A. F. S.; SILVA, C.; SILVA, J. A. A influência do Instagram no ensino de química no período de pandemia da COVID-19. Diversitas Journal, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 424-434, 2022.