História da Matemática no Brasil das discussões a consolidação no currículo educacional brasileiro
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Resumo
Este artigo tem como objetivo mostrar as discussões apresentadas por pesquisadores e professores sobre a consolidação da História da Matemática (HM) no Currículo Educacional Brasileiro, dando ênfase aos primeiros trabalhos publicados no Brasil até a consignação em documentos oficiais, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (1998) e Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN (2001). Neste artigo são apresentados trabalhos recentes que procuram explicitar propostas pedagógicas da História da Matemática em curso de formação de professores da educação básica, nele destacam-se sugestões e recomendações aos professores de Matemática. Atribuímos nota ainda a trabalhos como o de Fragoso (2011) que mostra a fragilidade da disciplina HM e de Nobre (2012) que usa sua experiência de 20 anos de trabalho como professor e pesquisador de HM, também faz-se sugestões e recomendações de conteúdo, atividades e bibliografias a serem consultadas e usadas por professores interessados na temática.
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